2 de dezembro de 2012

OS DOZE HABITOS


Incentivar a mudança de hábitos alimentares/de vida e 
mostrar que é possível sim reverter hábitos inadequados, em 
hábitos saudáveis, e assim, promover a saúde e qualidade de vida.

INDICE:


Para quem escolheu o número 1, sugiro que dê uma lida num post onde falo sobre o por quê de se alimentar a cada três horas. Primeiro entenda pra depois colocar em prática. O link é:








































Desafio NutriMais - Hábito 2

Está difícil incluir uma fruta na alimentação? Nesta semana, desafie-se! Você pode começar com um suco de fruta, mas tem que ser natural, nada de suco artificial! É uma boa opção e já conta como uma porção de fruta. Aqui neste post tem uma ideia bacana, cubos de fruta:



















Para muitos, acordar cedo já é um grande desafio diário. Tudo é uma questão de hábito, hábito e hábito. Se você ativa uma vez a dita função soneca do despertador, já era... quando era para ser só 5 minutinhos, agora são 10, 15, 20, 30 minutinhos a mais. E isso, ao invés de ajudar alguma coisa, só faz você ficar com mais preguiça ainda de se levantar. 




Água, seu corpo precisa dela! Habitue-se a ter uma garrafinha perto de você, principalmente se trabalha o dia todo no escritório, na frente do computador. Beber água é um hábito. Comece aos poucos. Hoje você toma no máxim







































O que nutri, vai me liberar chocolate??? Eu sou da seguinte opinião: não adianta cortar drasticamente, pois se o vício é grande, uma hora você vai acabar descontando. Por isso, ao invés de colocar como meta 'ficar uma semana sem doces e afins', melhor optar pela substituição: chocolate amargo. Mais saudável, benéfico para o coração, antioxidante, porém...não deixa de 

ser calórico.

Como coloquei na dica, reveja sua alimentação. Se está desequilibrada, então tá explicado a compulsão por doces. Reorganize sua alimentação! Depois, identifique o horário de desespero por doces. É a noite? É no final da tarde? É após o almoço? E você tem duas opções: ou ficar com o chocolate amargo, ou, se quer um desafio maior, tentar trocar por outros alimentos, como frutas.

Outra dica, procure pensar o seguinte: será que não virou uma rotina comer aquele doce todos os dias e sempre no mesmo horário? Será que você precisa mesmo disso? Apenas reflita. Lembre-se: tudo começa na mente! Não alimente esses desejos por doces. 





















Se você está no nível sedentário, ou seja, que não faz nada nada de atividade física, dá uma olhada nesse post:



Agora, se você pertence ao grupo "turistas de academia" ou do grupo "até faço, mas tenho preguiça", uma #motivação!


Taí um hábito que eu chamo de "hábito de estimação". A pessoa sabe que é errado, mas mesmo assim não larga. É bom comer um chocolate para acalmar os nelvos né? Tudo bem, na hora até dá uma sensação de prazer, conforto, calmaria...Mas e depois quando passa o agito, como ficam as gordurinhas? Os pneuzinhos? Os quilinhos extras? Essa frase que coloquei na imagem, achei u
m máximo: "Não faça algo permanentemente estúpido só porque você está temporariamente chateado". Aconteceu algo que te deixou triste e aí você quer descontar na comida? Pense o seguinte: esse sentimento é passageiro, porém, o que você comer em excesso, vai ficar pra seeeempre instalado no seu corpo. É isso o que você quer? Não né?

Controlar as emoções e a gula são tarefas nada fáceis. Eu considero esse hábito um dos mais difíceis de mudar, pois é preciso treinar, treinar e treinar. Agora que você está lendo e está tudo tranquilo, talvez você pense: Ah, beleza, acho que não vai ser tão difícil. Mas e quando bater a ansiedade, ou rolar um estresse? É um treino. É na hora do estresse, da tristeza, da TPM, que você deve parar, pensar e refletir. Lembre da frase.

A dica que eu dou pra vocês é não usar a comida como uma fuga para afogar as emoções. Tem prova amanhã e você está pra lá de ansiosa(o)? Procure pensar em coisas agradáveis (menos comida!!!), descansar sua mente.

Aqui tem um post com alimentos que combatem a ansiedade e o estresse, mas, não é pra comer na hora da crise, e sim, devem fazer parte da sua alimentação diariamente!






Sabia que o refrigerante está entre os 10 alimentos mais prejudiciais à saúde? Não? Então leia este poster:



































Como está o seu sono? De repente você me fala que dorme menos de 8 horas devido sua rotina. Estuda à noite e acorda cedo para o trabalho? Mas...você consegue ter uma boa noite de sono? As poucas horas que você dorme têm sido suficientes? Como se sente no dia seguinte? 

Nosso corpo precisa de descanso. É importante ter uma rotina, estabelecer horários. Assim como pre

cisamos acordar determinado horário, também precisamos ter horário para ir deitar. Deixe os problemas do dia para resolver em outro momento, não os leve para dormir com você! Ficar maquinando "como resolvo isso?", "o que eu faço com aquilo", "e agora, o que fazer?"... só atrapalha o seu sono, acaba com suas energias e no dia seguinte você fica igual um zumbi.

Algumas dicas simples ajudam muito nessa questão: deixar a tv desligada, se possível cobrir o relógio para não ficar olhando e também para a luz não atrapalhar, deixar o quarto organizado, usar travesseiro e colchão adequados, tome um banho morno antes de deitar, um chá de camomila ou um copo de leite morno também são uma boa pedida para quem não dorme bem.

Agora, se você é do tipo que pode dormir mais cedo, mas os vícios da internet não permitem, hum... não tem desculpas. Estabeleça horários. Não deixe que a internet fale mais alto e acabe com a qualidade do seu sono. Aqui dou a mesma dica para quem não levanta cedo: acostume-se a dormir mais cedo. Está indo deitar após a meia-noite? Onze e meia já esteja na cama. Nesta semana do desafio, não custa tentar mudar pequenos hábitos, mas que são para melhorar sua qualidade de vida.

Sabia que até sua pele sofre com noites mal dormidas?
Programe-se! 


l






O CAFÉ DA MANHÃ

















O café da manhã deve receber muita atenção já que é a primeira refeição do dia. Após uma longa noite de sono, nosso organismo necessita de energia logo pela manhã para nos manter ativos e com disposição ao longo do dia.

Pão branco ou pão integral?

37% dos participantes da enquete consomem pão branco, enquanto que 20% consomem a versão integral.

O pão integral garante mais energia, já que é um tipo de carboidrato complexo, ou seja, a glicose cai lentamente na corrente sanguínea mantendo constante a glicemia; além de auxiliar no funcionamento do intestino por conter fibras solúveis e insolúveis. Pra quem está de dieta, opte pelo pão integral (1 fatia tem em média 70 calorias) ou, se não está habituado, comece intercalando com o pão branco (pão francês tem em média 134 calorias).

E as torradas? Com 14% dos votos, é uma outra opção que você pode estar colocando no seu café da manhã. Também possui a versão integral, que é mais saudável. Duas torradas fornecem em média 50 calorias.

Mel, margarina ou geleia?

39% utilizam a margarina, enquanto que apenas 2% preferem mel e 2% a geleia. A margarina é calórica e rica em gordura, opte sempre pela versão light e fique de olho nas informações nutricionais para fazer a melhor escolha. O mel também é calórico (1 colher de sobremesa tem em média 30 calorias) mas é mais saudável que a margarina. Fornece energia e alguns nutrientes; pode estar colocando no pão, na torrada ou em frutas. A geleia é uma alternativa para fugir da rotina: pão com margarina. Geleias naturais são mais indicadas para quem está de dieta.

Açúcar ou adoçante?

O açúcar ficou com 31% dos votos contra 12% do adoçante. Para uma pessoa saudável, o ideal é consumir pequena quantidade de açúcar; o adoçante é mais indicado para quadros de diabetes.

Cereais, doces ou frutas?

22% consomem cereais no café da manhã, 14% doces e 18% frutas. Cereais e frutas são as melhores escolhas quando o assunto é alimentação saudável e equilibrada. Juntos, fornecem vitaminas, minerais e fibras essenciais ao bom funcionamento do organismo. Já os doces (ex.: biscoitos), pode optar pela versão integral mas o consumo deve ser moderado.

Iogurte, suco e shake

Para quem gosta de iogurte no café da manhã, pode estar acrescentando 1 colher de sobremesa de granola ou aveia para deixar mais saboroso e nutritivo. Sucos são boas opções, desde que sejam naturais e, de preferência, sem adoçar. Em relação ao shake, não é aconselhável consumir se for substituir alguma refeição. Pesquisas comprovam: quem faz um bom café da manhã sente menos fome durante o dia. O shake é uma espécie de "engana estômago". Ao pular uma das principais refeições do dia, logo o desejo de comer é descontado na próxima refeição, seja no lanche ou no almoço.
Capriche no café da manhã!


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai