Corpo segue para o Palácio da Cidade, onde vai acontecer o velório.
Arquiteto será enterrado no Cemitério São João Batista, na sexta-feira.
Corpo de Oscar Niemeyer chegou ao Rio, às 22h08, após velório em Brasília (Foto: Marcelo Piu/ Ag. O Globo)
Em seguida, o corpo foi levado para o Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, onde chegou às 22h35. Durante a madrugada, o velório acontece no local, restrito a amigos e parentes do arquiteto. Na sexta-feira (7), das 8h às 15h, o velório será aberto ao público.
Corpo de Niemeyer será velado no Palácio da
Cidade (Foto: JP Engelbrecht/G1)
Cidade (Foto: JP Engelbrecht/G1)
A viúva Vera, o sobrinho Paulo, e o neto Carlos Oscar Niemeyer foram os primeiros a chegar ao Palácio da Cidade.
Lembranças do neto
O neto contou que trabalhou com o avô durante 13 anos e lembrou dos ensinamentos que recebeu.
"Eu trabalhei com o Oscar durante 13 anos e aprendi com ele três coisas importantes. Ele dizia a vida é um segundo, isso quer dizer que a gente tem que viver uma vida bem vivida; falava também que o mundo é injusto, temos que modificá-lo; e que a palavra mais bonita é solidariedade", ressaltou o neto, acrescentando que "o Oscar teve uma vida de trabalho, de amizades, fazendo só coisas boas, então acho é normal que ele seja uma pessoa querida. Lá em Brasília estava todo mundo emocionado", concluiu Carlos Oscar.
Velório em Brasília
À tarde, segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, 3,8 mil pessoas, em fila, passaram pelo Salão Nobre do Palácio do Planalto nas três horas e 45 minutos de velório.
A previsão era que o velório se encerrrasse por volta das 21h, mas a familia decidiu antecipar a volta ao Rio. Cerca de cem pessoas que aguardavam a passagem do caixão do lado de fora do palácio cantaram o Hino Nacional em homenagem a Niemeyer.
Fonte: G1 Rio/Isabela Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário