O Procon-SP alerta os consumidores para "armadilhas" que possam ocorrer durante as liquidações promovidas nos dias depois do Natal.
De hoje até sábado (29), um saldão de Natal chamado "Boxing Week" promete descontos de até 70% em lojas virtuais.Brasileiro gasta menos com cada presente de Natal, diz Alshop
O órgão estimula os consumidores que se depararem com problemas --como promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes do "Saldão", ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet-- a fazer denúncias com a hashtag #falsodesconto no Twitter (@proconspoficial) e no Facebook (www.facebook.com/proconsp) do Procon e enviar o print da página com o problema.
"Todos os casos serão analisados pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP para possível abertura de processo administrativo", afirma.
Ainda segundo o órgão, moradores do Estado de São Paulo que tiverem dificuldade em concretizar a compra pela internet por indisponibilidade do produto ofertado com preço promocional podem encaminhar o caso ao atendimento eletrônico no site do Procon-SP.
Em novembro, o Procon-SP notificou diversas empresas que participaram da "Black Friday" por indícios de maquiagem nos descontos.
VEJA DICAS DO PROCON
- Compare os preços, inclusive com empresas que não participam da promoção
- No caso de maquiagem de preço --quando o fornecedor eleva o preço do produto antes de fornecer o desconto--, o consumidor tem direito de obter o desconto pelo preço real, que era usualmente praticado antes da promoção
- Mercadorias entregues posteriormente devem ser conferidas no momento do recebimento. Se houver alguma irregularidade, devolva o produto com especificação do problema na nota de entrega e entre em contato com o estabelecimento para solucionar a questão
- Verificar as formas de pagamento oferecidas pelo site. Evite os que aceitam somente boleto bancário
- Opte por comprar à vista para não comprometer seu orçamento a longo prazo. Se for parcelar, fique atento aos juros
- Nas compras feitas por internet, telefone, catálogo ou qualquer outra forma fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir em até sete dias contados a partir da confirmação da compra ou do recebimento da mercadoria. Se for o caso de uma contratação de serviço, a data conta a partir da contratação
- Formalize, por escrito, a desistência e, se for o caso, a devolução do produto recebido. O consumidor tem direito da devolução integral de qualquer valor que tenha sido pago (inclusive frete e taxa de postagem)
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.)
- Só faça compras em computadores com antivírus e firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) atualizados
- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
FONTE: noticias.bol.uol.com.br/economia/Procon
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