Destaques da história
- Os fabricantes de uma reivindicação turbina eólica pode gerar energia e água do ar úmido
- Desenvolvedores esperam que o dispositivo vai levar água para comunidades rurais em países áridos
- A tecnologia pode ser adaptada para satisfazer as necessidades das pequenas cidades do futuro, digamos fabricantes
(CNN) - As turbinas de vento têm longa produzido energias renováveis, mas uma empresa de engenharia francesa descobriu outro eco de propósito para as estruturas gigantescas.
Água Eole afirma ter modificado com sucesso o desenho de turbinas de vento tradicional para criar o WMS1000 , um aparelho que pode fabricar água potável da umidade do ar.
A empresa pretende começar a rolar para fora os produtos gigantes para venda ainda em 2012, inicialmente com foco em comunidades remotas em países áridos onde os recursos hídricos são escassos.
"Esta tecnologia pode permitir que as zonas rurais para se tornar auto-suficiente em termos de abastecimento de água", afirma Thibault Janin, diretor de marketing da Água Eole.
"Como o projeto e capacidades de desenvolvimento, o próximo passo será a criação de turbinas que podem fornecer água para cidades pequenas ou áreas com populações mais densas", acrescenta.
Água Eole está a ser apresentado um protótipo do WMS1000 24 metros de altura no deserto perto de Abu Dhabi, que tem sido capaz de produzir 62 litros de água por hora, diz Janin.
Uma turbina pode produzir até 1000 litros de água por dia, dependendo do nível de humidadeThibault Janin
Ele explica que a tecnologia funciona por eletricidade geradora de primeira na forma tradicional de uma turbina eólica. Este poder permite que o sistema de geração inteira de água para funcionar.
A próxima etapa vê ar aspirado através do nariz da turbina através de um dispositivo conhecido como um "ventilador de ar".
Todo o ar retido durante este procedimento é então dirigido através de um compressor de refrigeração eléctrico situado atrás das hélices. Este contraption extrai a humidade do ar, a criação de humidade, que é condensado e recolhido.
A água recolhida, nesta fase, é então transferida por uma série de tubos de aço inoxidável, que foram especialmente modificados para auxiliar o processo de produção de água, para um tanque de armazenagem na base da turbina.
Uma vez lá, a água é filtrada e purificada antes de estar pronto para utilização e consumo.
Uma turbina pode produzir até 1.000 litros de água por dia, dependendo do nível de velocidades de temperatura, umidade e vento, diz Janin.
"Isso é o suficiente para fornecer água para uma aldeia ou cidade de 2.000 a 3.000 pessoas", acrescenta.
Janin destaca comunidades isoladas na África e na América do Sul, bem como ilhas remotas na Ásia que têm pouco ou nenhum acesso à água potável como potenciais beneficiários da tecnologia.
"Se você acha da Indonésia, ele tem (milhares de) ilhas e não pode centralizar o fornecimento de água ... a composição geográfica do país torna impossível", diz Janin.
"Esta técnica pode permitir-lhes superar esses problemas e fazer as ilhas auto-suficientes de uma forma que não prejudique o meio ambiente."
Mas enquanto entusiasmados com o potencial da tecnologia de sua empresa, Janin admite que os custos iniciais das turbinas pode ser proibitivo, especialmente para as cidades mais pobres ou regiões.
Só agora custa entre € 500.000 ($ 660.000) e € 600.000 ($ 790.000), dependendo da localização e condições que cercam a instalar apenas uma turbina de água Eole.
Como o tempo passa e como um processo industrial é desenvolvido que permite à empresa tirar proveito de economias de escala, este esforço é provável cair, diz Janin.
"Nós apenas começamos o aspecto comercial do produto, mas o preço não é caro quando você compará-lo com a solução a longo prazo que dá", acrescenta.
Fonte: CNN
Fonte: CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário