Apple anuncia novo iPad com tela de alta definição e internet 4G
Terceira geração do tablet chega aos Estados Unidos no próximo dia
16.
Também foi anunciada atualização no iOS e a nova Apple TV.
Tim Cook apresenta o novo iPad
A Apple anunciou nesta quarta-feira
(7) o novo iPad em evento na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Na
terceira geração, o tablet passa a contar com tela de alta definição e internet
4G (quarta geração), por meio da tecnologia LTE. Mas a empresa avisa que todos
os novos iPads estarão preparados para funcionar em redes 3G, o que é uma boa
notícia aos brasileiros, que ainda não têm à sua disposição uma rede 4G
consolidada.
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O aparelho, que não será de chamado de iPad 3, como era esperado, mas apenas
de iPad, vai começar a ser vendido nos EUA e em outros 9 países no próximo dia
16. Outros 26 receberão o tablet em 23 de março, mas o Brasil não está na lista
– ainda não foi anunciado quando o novo tablet chega ao país.Preço do iPad 2 caiNos EUA, os preços do novo iPad serão os mesmos do atual: US$ 500 pela versão de 16 GB; a 32 GB sai por US$ 600 e 64 GB, por US$ 700. Com 4G, os valores serão de US$ 630, US$ 730 e US$ 830, respectivamente. No encontro com a imprensa, a Apple mostrou o novo iPad funcionando com as redes 4G da Verizon e da AT&T, duas operadoras norte-americanas. Por enquanto, o iPad 2 continuará a ser vendido e será US$ 100 mais barato nos EUA, diz a Apple. No Brasil, após o anúncio, o preço baixou em R$ 230, partindo de R$ 1.400, na loja on-line da empresa.
Mais pesado e mais grosso
A aparência do iPad não muda, mas ele tem espessura maior (9,4 mm) do que o iPad 2 (8,8 mm), contrariando expectativas de que ficaria mais fino ainda. Altura e largura não mudaram. O tablet também ficou mais pesado: ganhou 51g na configuração com Wi-Fi e 49g para a que tem Wi-Fi e 3G ou 4G.
Resolução da tela
A tela passa a ter resolução de 2048 x 1536, com 3,1 milhões de pixels, segundo a Apple. De acordo com a empresa, trata-se do maior número em relação a outros dispositivos móveis. Em comparação, o iPad 2 tinha tela de resolução de 1024 x 768.
A tela do novo iPad tem o nome de Retina Display, que apresenta imagens com mais definição do que o modelo antecessor. "De muitas maneiras, o iPad está reinventando a computação portátil e está ultrapassando as nossas expectativas.”
As cores e a saturação das imagens são 40% melhores do que no iPad 2, diz a companhia. O novo iPad usa o processador Apple A5X com quatro núcleos. Esperava-se que fosse anunciado o chip Apple A6, uma nova geração que seria mais potente.
O vice-presidente da Apple Phil Schiller mostra as
novas funções do iPad (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Câmera melhorA câmera traseira do tablet passa agora a ter resolução máxima de 5 megapixels, além de sensor de iluminação e filtro infravermelho. A nova câmera também faz gravações em Full HD (1080p), traz um detector de rostos em fotos paradas e possui um estabilizador de vídeos, que deixa as imagens menos tremidas. A câmera frontal continua usando a tecnologia VGA.
Uso da voz para escrever
O aparelho terá suporte para que os usuários possam ditar textos em vez de escrever. Isso poderá ser feito para os idiomas inglês (americano, britânico e australiano), francês, alemão e japonês.
Duração da bateria
Segundo a Apple, a bateria continuará durando 10 horas com Wi-Fi, mas aguentará até 9 h usando a rede 4G – a do iPad 2 dura duas horas com navegação em 3G.
Aplicativos
A apresentação contou com demonstração de aplicativos e games que fazem uso do processador mais rápido, de quatro núcleos, e da tela de alta definição – alguns desenvolvedores tiveram acesso anterior ao aparelho. A produtora Namco apresentou uma versão do jogo de confrontos aéreos Ace Combat.
A Autodesk mostrou um aplicativo para desenhar no tablet com a ponta dos dedos, podendo criar imagens de até 100 megapixels. A Epic Games apresentou uma nova edição do título "Infinity Blade", que traz gráficos ainda mais realistas ao iPad.
A série de aplicativos iWorks será atualizada para o novo aparelho. Cada programa custa US$ 10, mas quem comprou os programas anteriormente poderá atualizá-los de graça, segundo a empresa. O Garage Band, programa de criação de músicas, foi atualizado e as canções poderão ser enviadas para o iCloud.
Outra novidade é a chegada do iPhoto, para guardar e editar fotos do usuário. As fotos são armazenadas no iCloud e podem ser trocadas entre os aparelhos. O iPhoto para iPad suporta imagens com até 19 megapixels e elas podem ser compartilhadas por e-mail, Flickr e Twitter.
Praticamente todos os recursos do iPhoto no Mac, como correção de cores, saturação, correção de olho vermelho e outros ajustes, estão na versão do programa para o iPad. O usuário poderá usar os dedos para ajustar suas fotos. O programa sairá por US$ 5 e também poderá ser usado no iPhone.
iOS e Apple TV
Na primeira parte do evento, Cook anunciou uma nova versão do iOS, o sistema usado no iPad, no iPhone e no iPod touch. Chamada de 5.1, ela será disponibilizada ainda nesta quarta (7) aos usuários – por volta das 16h, o G1 tentou fazer a atualização do sistema e ainda não era possível.
Além disso, foi anunciada a nova Apple TV. O novo aparelho fará uso de uma integração com o iCloud e permitirá o streaming de filmes em definição Full HD (1080p). A nova TV terá uma interface diferente, facilitando o acesso dos usuários. Entretanto, ela ainda é bastante diferente dos sistemas com iOS. O preço é US$ 100.
Vendas na 'era pós-PC'
"Estamos falando de um mundo onde o computador não está mais no centro do mundo digital. Os dispositivos que você mais usa precisam ser mais portáteis e drasticamente mais fáceis de usar do que nunca", afirmou Cook no evento. Segundo ele, 76% do lucro da Apple vem dos produtos que diz fazerem parte da categoria "pós-PC": o iPod, o iPad e o iPhone.
Uma pesquisa divulgada na última terça (6) pela consultoria americana Forrester Research conclui que o iPad tem 73% de participação no mercado de tablets e que nenhuma outra marca alcançou fatia maior que 6%.
HistóricoO iPad foi lançado em 27 de janeiro de 2010 por Steve Jobs e ajudou na escalada para a Apple se tornar a maior empresa de tecnologia do mundo. Na época, foi chamado de prancheta digital. Jobs qualificou o aparelho, que unia computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, de "mágico" e "revolucionário".
O tablet chegou às lojas dos EUA custando a partir de US$ 500, preço conservado até hoje para a versão mais simples do iPad 2. No Brasil, o aparelho começou a ser vendido em dezembro de 2010. A segunda versão foi anunciada pela Apple em março de 2011, quando Jobs, então em uma licença médica, surpreendeu a todos ao subir ao palco para apresentar o aparelho. Em outubro do mesmo ano, ele morreu após sua longa luta contra o câncer.
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