31 de março de 2013

Chegou a hora dos relógios inteligentes, dizem analistas

Ideia de criar relógios com conexão à internet existe há uma década.Apple, Samsung e Google teriam projetos relacionados ao produto.

SmartWatch permite acessar informações do celular sem precisar retirá-lo do bolso (Foto: Divulgação)
SmartWatch, da Sony, permite acessar informações
do celular sem precisar retirá-lo do bolso.


Em meio às especulações sobre o futuro dos chamados relógios inteligentes, ou smartwatches, está nascendo um consenso: o momento de lançá-los é agora.
Nas últimas semanas, diversos relatórios indicam projetos neste sentido em grandes empresas como Apple, Samsung e Google, que podem iniciar a aventura ainda neste ano.
Para Avi Greengart, analista em temas de consumo da empresa Current Analysis, 2013 pode ser o momento ideal porque "as peças são suficientemente pequenas e suficientemente baratas".
A ideia de criar relógios com conexão à internet existe há uma década, e de fato a Microsoft produziu um em 2003 e marcas como Sony, Pebble e a italiana i'm já têm algumas propostas no mercado.
Até o momento, os relógios inteligentes serviram para se conectar sem fio com os telefones e mandar avisos sobre novas mensagens. Mas os analistas apontam que no futuro podem servir para fazer controles de saúde ou de atividades esportivas.
Segundo os analistas, o relógio inteligente pode se situar no mesmo segmento que os óculos inteligentes.

FONTE: g1.globo.com/relógios inteligentes

Esquadrilha da Fumaça se despede de aviões 'Tucanos' em Brasília

As aeronaves T-27 serão substituídas por modelo mais potente.
Primeira apresentação das máquinas ocorreu em dezembro de 1983

A Esquadrilha da Fumaça fez apresentação sobre o Lago Paranoá neste domingo (31) para a despedida das aeronaves T-27, o Tucano - que fez parte da esquadrilha por 29 anos. Produzida pela Embraer, a aeronave foi projetada para vigilância, ataque leve e treinamento. (Foto: Sargento Johnson/ Agência Força Aérea)
A Esquadrilha da Fumaça fez apresentação sobre o Lago Paranoá, em Brasília, neste domingo (31) para a despedida das aeronaves T-27, os Tucanos - que fizeram parte da esquadrilha por 29 anos. Produzida pela Embraer, a aeronave foi projetada para vigilância, ataque leve e treinamento. (Foto: Sargento Johnson/ Agência Força Aérea)
Os Tucanos serão substituídos pelos A-29 Super Tucano, aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira. Os novos aviões têm o dobro de potência dos T-27, que tiveram sua primeira apresentação com a Esquadrilha da Fumaça em dezembro de 1983. Em 2012, a aeronaves bateram recorde com 130 demonstrações no ano. (Foto: Sargento Johnson/ Agência Força Aérea)
Os Tucanos serão substituídos pelos A-29, os Super Tucanos, aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira. Os novos aviões têm o dobro de potência dos T-27, que tiveram sua primeira apresentação com a Esquadrilha da Fumaça em dezembro de 1983. Em 2012, as aeronaves bateram recorde com 130 demonstrações no ano. (Foto: Sargento Johnson/ Agência Força Aérea)

FONTE: Do G1 DF/Esquadrilha faz último voo com Tucanos

VEJA MAIS:

Veja neste vídeo as imagens da Esquadrilha da Fumaça e seus T-27 Tucanos sobre os céus do Brasil. A emoção dos pilotos na despedida da aeronave que por décadas levou o profissionalismo da Força Aérea Brasileira a todos os rincões do Brasil. Diversas manobras como o looping, toneau barril, espelho, DNA entre outras são mostradas em câmeras exclusivas. Aproveite esta emoção e compartilhe com seus amigos!
Vídeo produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
Lá se vão quase 30 anos de encantamento com acrobacias nos céus. Tecnicamente, o nome é T-27, mas o Brasil o conhece como Tucano, o avião da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Desde 1983, essas aeronaves têm sido a vitrine da habilidade dos pilotos da Aeronáutica e da qualidade dos projetos da Embraer no Brasil e no mundo. Mas, depois de 2,3 mil apresentações, os Tucanos vão se aposentar da Esquadrilha. O último voo acrobático acontece neste domingo. E Brasília foi a escolhida para testemunhar a apresentação de despedida desta peça de engenharia aérea que rompeu paradigmas, entrou para a história da aviação e para o Guinness Book.

O Tucano foi o primeiro avião brasileiro a equipar a Esquadrilha da Fumaça. Antes dele, os pilotos voavam a bordo de criações estrangeiras. Os aviadores da Aeronáutica competem para integrar um dos esquadrões de maior prestígio dentro da FAB. Escolhidos a dedo, esses militares conseguiram demonstrar, em todos os estados brasileiros e em pelo menos 20 países, a precisão da fabricação da máquina brasileira e também a sofisticação da formação dos pilotos.

O capitão André Fabiano da Silva tinha 30 anos quando ingressou no rol seleto, há cinco anos. Era um sonho antigo. Afinal, o paulistano decidiu entrar para as Forças Armadas por admirar as apresentações da Esquadrilha. Das memórias feitas dentro de um Tucano, uma das mais especiais foi a primeira vez que o capitão comandou a aeronave para uma exibição do esquadrão. O céu era o de Boa Vista, capital de Roraima. A data: domingo, 5 de julho de 2009.

Foram incontáveis shows desde então. "Com o Tucano, pudemos demonstrar a capacidade do brasileiro tanto na construção quanto no comando. Gerações de pilotos e mecânicos trabalharam com essa aeronave. São muitas histórias", conta. No ano passado, então, de tão requisitados, os aviadores bateram o recorde de apresentações: foram 130, em 12 meses.

No site da Esquadrilha da Fumaça, na seção Histórias, o ex-piloto Ruy Flemming resume bem o vínculo que se forma entre o piloto e essa aeronave. Para ele, o Tucano tornou-se uma lenda entre os aviões. "Ao longo do tempo, o EMB-312 Tucano foi sofrendo um processo de mitificação. Ele está entre aquelas iniciativas brasileiras que deram muito certo. Habilmente e graças às qualidades técnicas, foi colocado em algumas vitrines do mundo. É certo que, antes do Tucano, o Bandeirante abriu algumas portas e carimbou o passaporte para o exterior, mas ninguém jamais vai conseguir tirar dele a responsabilidade do salto espetacular que deu à própria Embraer", escreve Flemming.

O reconhecimento da qualidade do equipamento se deu no sucesso de vendas para outras nações. Segundo a FAB, hoje, pelo menos 10 países contam com a aeronave brasileira na frota das Forças Armadas. A França, por exemplo, tem 50 unidades.

No domingo, a vista para as manobras das sete aeronaves que compõem cada apresentação, entre as 12 disponíveis, será melhor do Pontão do Lago Sul. Às 16h, elas começarão o espetáculo de habilidade e fumaça para adornar, uma derradeira vez, os céus de Brasília. Provável é que a despedida não termine sem antes a execução da manobra chamada looping desfolhado, que, pela semelhança com o emblemático monumento de Brasília, ficou conhecida entre os pilotos como Catedral (veja arte).

Aposentados das acrobacias, os Tucanos serão utilizados para treinamento de novos aviadores, na base de operações do esquadrão, em Pirassununga (SP). Os substitutos são os A-29, também fabricados pela Embraer (veja Para saber mais). Eles são superiores em desempenho, velocidade e sofisticação da tecnologia de bordo. Têm o dobro da potência dos antecessores, voam mais alto e mais rápido, podendo chegar a 590km/h. Mas não deixam de ser parte do legado do T-27. Uma versão mais moderna. São os Super Tucanos.

Desempenho e baixo custo
O substituto do Tucano, o A-29, teve o projeto concluído em 1999, pela Embraer. Respondia à necessidade da Força Aérea Brasileira de uma aeronave de baixo custo operacional com desempenho capaz de interceptar aviões de pequeno porte que tentassem sobrevoar o espaço aéreo brasileiro sem autorização. O modelo com fins militares difere em equipamentos dos que serão utilizados pela Esquadrilha da Fumaça. Conta, por exemplo, com metralhadoras e sistemas de bordo comparáveis a modernos caças. As aeronaves foram usadas em operações de combate ao contrabando e ao narcotráfico na Amazônia, assim como na segurança de eventos de grande porte, como a Rio +20, a posse da presidente Dilma Rousseff e durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Elas integrarão o esquema de segurança da Copa das Confederações, este ano, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas, em 2016.

Cirurgia de lipo aspiração?


Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é a saúde e outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é a dieta. Fé, só na estética. Ritual é a malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo e sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de policia. Celulite é falta de educação e Filho da Puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem, imagem, estática, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber na roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulimicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.
Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.
Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

“CUIDE BEM DO SEU AMOR, SEJA ELE QUEM FOR.”

Herbert Vianna
Cantor e compositor

Anna Santista

30 de março de 2013

IPI menor para carros será prorrogado até o fim do ano

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou neste sábado (30), em entrevista ao Jornal Nacional, que o governo desistiu de elevar novamente a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis que aconteceria a partir de abril.
Com isso, as alíquotas do IPI para os carros permanecem no atual patamar até o fim deste ano. Mesmo com esta decisão, o tributo ainda seguirá em um patamar acima do estava sendo cobrado no fim de 2012.
A medida, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem por objetivo "não haver risco de que houvesse uma queda nas vendas ao longo do ano". "A indústria automobilística é muito importante para a economia brasileira. Ela representa 25% da produção industrial. Então, para manter a produção industrial crescendo, é importante que a indústria automobilística continue crescendo", afirmou.

O governo informou ainda que busca estimular não somente o setor automotivo com a decisão, classificado como "um dos principais motores da economia", mas também "toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios".
Entre 2008 e 2010, o governo já tinha baixado o IPI para incentivar a venda de veículos e estimular a atividade durante a primeira etapa da crise financeira internacional. No ano passado, a estratégia se repetiu e agora o imposto estava retornando aos poucos ao normal.
Segundo o governo, a medida representa uma renúncia fiscal adicional (recursos que deixarão de ser arrecadados) de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro de 2013 em relação ao que já estava programado.

Alíquotas do IPI
Para carros populares (até 1.0), por exemplo, a alíquota que valeu entre janeiro e o fim do mês de março deste ano foi de 2% - e assim permanecerá até o final de 2013. No fim do ano passado, entretanto, o IPI de carros populares estava em zero. Ainda assim, o IPI está menor do que a alíquota considerada "normal" pelo governo para esta categoria de veículos, que é de 7%. Sem a decisão do governo, o IPI de carros populares subiria para 3,5% de abril a junho e a alíquota de 7% seria retomada a partir de julho.
Para carros com motores de 1.0 a 2.0 (flex), a aliquota permanecerá, portanto, em 7% até o fim deste ano - patamar que vigora atualmente. No fim do ano passado, o IPI destes carros estava em 5,5%. Se a decisão de prorrogar a atual alíquota não fosse tomada pelo governo, o IPI, nestes casos, subiria para 9% entre abril e junho e avançaria para a alíquota considerada "normal" de 11% a partir de julho deste ano.
Para carros a gasolina, 1.0 a 2.0, a alíquota permanecerá no atual patamar de 8% até o fim deste ano. Sem a decisão de prorrogar a atual alíquota, ela subiria para 10% entre abril e junho e para 13%, nível considerado "normal", a partir de julho deste ano. No fim de 2012, o IPI destes veículos estava em 6,5%.
Para utilitários, a alíquota do IPI permanecerá no atual patamar de 2% até o fim deste ano. Sem a prorrogação, o IPI subiria para 3% de abril a junho e para o patamar considerado "normal" de 8% a partir de julho deste ano. Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece inalterada em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os carros flex, informou o Ministério da Fazenda.
Veja o site do Jornal Nacional

FONTE: g1.globo.com/IPI para carro será prorrogado até o fim do ano

Jornal do Boris -Tititica e Didi Mais Cedo

29 de março de 2013

Coreia do Norte anuncia 'estado de guerra' com a Coreia do Sul

As relações entre os países serão tratadas sob o protocolo de guerra.
A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira (29) o "estado de guerra" com a Coreia do Sul. A ditadora norte-coreana informou que negociará qualquer questão entre os dois países com base nessa nova condição.
"A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra", declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo norte-coreano.
A tensão proveniente da Coreia do Norte já era grande no cenário internacional. Entretanto, havia o entendimento que a ameaça era contra os Estados Unidos.
Dezenas de milhares de militares e civis norte-coreanos marcharam no centro de Pyongyang, capital norte-coreana, nesta sexta-feira (29), em uma grande demonstração de apoio a um eventual ataque militar contra os EUA.
O ato foi realizado na praça Kim Il-Sung e reuniu soldados, ex-combatentes, trabalhadores e estudantes. Kim Jong-Un, o líder da Coreia do Norte, não estava presente.
A televisão nacional informou que a manifestação foi organizada em apoio à decisão do Exército norte-coreano, tomada na terça-feira e ratificada pelo líder do país nesta sexta-feira, de ordenar preparativos utilizando ataques com mísseis contra o continente americano e contra as bases dos Estados Unidos no Pacífico, em resposta aos voos de treinamento de bombardeiros B-2 sobre a Coreia do Sul.
"A declaração foi um ultimato do Exército coreano contra os imperialistas americanos", declarou um porta-voz no início da manifestação.
Sob as imagens gigantes do pai de Kim Jong-Un, Kim Jong-Il, e de seu avô Kim Il-Sung, os civis e os soldados juraram obediência ao líder.
"Vamos pegar em armas e bombas por nosso respeitado líder Kim Jong-Un", gritaram.
FonteR7

Identifique e combata as principais causas da falta de desejo sexual


Se a academia, o supermercado e reuniões de trabalho sempre têm um lugarzinho na agenda, por que não aproveitar e incluir o sexo na lista dos afazeres do dia? Segundo especialistas, a primeira causa da falta de apetite sexual é não pensar em sexo; não tê-lo como uma das prioridades da vida. "É preciso saber usar o sexo pelo sexo --e não para obter favores, manter um relacionamento que vai mal, impor poder ou se sentir amado", afirma o psicólogo Oswaldo Rodrigues Jr., diretor e psicoterapeuta do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade). "O desejo tem de ser cultivado ao longo do dia", segundo Carolina Ambrogini, ginecologista, sexóloga e coordenadora do Projeto Afrodite da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O cansaço cotidiano pelo excesso de compromissos deixa as pessoas fadigadas, sem energia e sem tempo para estímulos sexuais.    
Quanto menos planejar e fazer sexo, menos espaço ele terá, porque mais as pessoas buscarão satisfazer outras necessidades e prazeres, como trabalhar, estudar, ganhar dinheiro, viajar, jogar, malhar, comer, conversar, ir a festas, beber com amigos. Só que o dia tem apenas 24 horas, e o sexo faz bem. Posições que ajudam a superar obstáculos que atrapalham o sexo

A dica, para quem ainda não perdeu seu apetite por completo, é cuidar da saúde (hormonal, principalmente), gostar de sexo (ou descobrir um jeito de gostar), buscar soluções quando há baixa autoestima, dificuldades no relacionamento e falta de prazer --conversando com o parceiro ou fazendo terapia. "Invista na intimidade, aprendendo a concentrar energias no prazer que o sexo pode dar", diz a psicóloga e diretora de publicações da Sbrash (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana), Ana Canosa.  "Quando estamos mais perto da natureza e temos mais tempo para relaxar, o corpo e a mente ficam menos tensos, o que é bom para o desejo".  

 Inimigos da libido
   O hipotiroidismo, o uso constante de substâncias como antidepressivos, inibidores de apetite ou mesmo o alcoolismo e o tabagismo afetam o apetite sexual. "Se a disfunção é hormonal, podemos prescrever testosterona para os homens; já no caso das mulheres, não há medicação aprovada por órgãos de regulação, nem no Brasil, nem nos EUA", explica a especialista da Unifesp.    Ler contos e assistir a filmes eróticos, escutar música romântica, reservar um tempo para jantar são passatempos que instigam a criatividade e não permitem que a passagem dos anos, o desgaste do relacionamento, a perda da paixão e do encanto e a mesmice do sexo tomem conta da vida a dois.

  Se um não quer, dois não fazem
  Quando um dos membros do casal tem o desejo, mas o outro não, o melhor é buscar ajuda, se a intenção é salvar o relacionamento. Dependendo da origem do problema, pode ser tratado por um médico, terapeuta ou os dois.   O Projeto Afrodite, da Unifesp, apesar de estudar principalmente a sexualidade feminina, também ajuda os homens --com psicólogos, seções de fisioterapia e consultas médicas.    "Pedimos exames que nos dão uma visão global do paciente; investigamos sua vida desde a educação recebida, seus traumas, tabus, preconceitos, dosagens hormonais, doenças crônicas que possam interferir na sexualidade e causas sociais mais profundas, como pessoas que foram, um dia, vítimas de estupro", enumera a ginecologista e sexóloga. As causas da falta de apetite sexual são muitas e variadas.    Para Oswaldo Rodrigues Jr., o melhor tratamento para quem já perdeu o apetite sexual é o autoconhecimento. "Em nossa cultura, ser homem ainda implica necessitar de mais sexo". Essa cobrança é um bom exemplo de como motivos psicossociais interferem no desejo.    Assim, quem está sem fome de sexo e precisa se autoconhecer deve, antes, buscar saber que regras sociais ou valores culturais impõem padrões ao seu comportamento sexual, e em até que ponto tais regras castram seus desejos mais íntimos e verdadeiros. Isso apontará para as fantasias que podem ser vividas com mais frequência.

 Questione-se e mude os hábitos
   É preciso olhar para dentro de si mesmo e fazer muitas perguntas: como me relaciono com meu par? Como é o meu dia? Tenho tempo ou me dou um tempo para planejar o sexo? Que características individuais ou disfunções físicas, hábitos e vícios poderiam estar interferindo em meu apetite sexual? Há espaço para fantasias em meu dia a dia? Essas são questões essenciais. A busca de uma alimentação mais equilibrada e atividade física também fazem diferença, além de reorganizar a agenda e deixar rolar: "Se foi bom, você pensará nisso no dia seguinte e sentirá vontade de repetir", afirma Carolina Ambrogini.   

Leia mais em: 
noticias.bol.uol.com.br/a-falta-de-desejo-sexual.

Mãe e Filha de 5 anos são espancadas e queimadas em Carpina

Um crime bárbaro aconteceu na madrugada desta quinta-feira (28) em Carpina. Na rua da Estrelinha no bairro de Santo Antônio um homem entrou na casa de Luíza Ana dos Santos, 46 anos, espancando ela e sua filha Maria Luíza das Santo de apenas 5 anos, não conformado ele ainda ateu  fogo nas vítimas.
Quem mora perto do local fala que o autor do crime foi o cunhado de Luiza, Eduardo Alves de Souza, de 27 anos, conhecido por “vaqueiro” e que o objetivo dele era vingar-se da sua esposa, mas como não a encontrou na residência espancou e queimou sua irmã e sua sobrinha deixando-as gravemente feridas e queimadas.

Luiza e sua filha foram socorridas para a UMC com queimaduras de segundo grau e o com mais de 60% de seus corpos queimados, sendo necessária sua transferência para o setor de queimados do Hospital da Restauração na capital de PE.
Ambas passaram pela avaliação neurológica, que identificou que elas tinhas tinham um traumatismo craniano encefálico e por isso estão em observação, sendo inicialmente descartada a necessidade de intervenção cirúrgica. Agora elas passam por uma avaliação das queimaduras distribuídas pelo corpo.

Homem que ateou fogo em mãe e filha em Carpina é capturado pela polícia

Na madrugada desta quinta-feira (28) o elemento de nome Eduardo Alves de Souza,27 anos conhecido como Vaqueiro,  ateou fogo na casa da ex cunhada, no Bairro Santo Antônio, em Carpina.
De acordo com Luíza Ana dos Santos, 46 anos, que foi apedrejada e que teve  mais de 60% do corpo queimado pelo seu ex-cunhado, o mesmo  havia espancado sua irmã e após tomar providência do fato a vitima começou a ser ameaçada.


Material usado para o crime



Segundo a polícia Eduardo Alves foi encontrado alcoolizado em sua residência localizada na Vila do IPSEP, onde tentou fugir, porém sem êxito.
Eduardo Alves foi encaminhado para a Delegacia de Carpina para esclarecer o crime.
As vitimas Luíza Ana e sua filha Maria Luíza, 5 anos continuam em estado grave no setor de queimados do HR, em Recife.

28 de março de 2013

“Preferência e opção sexual”

DEBATE
Da Rádio Jornal
A opção sexual indica quais os gêneros pelo qual uma pessoa se sente atraída. No Debate da Rádio Jornal desta terça-feira (26), o comunicador da maioria, Geraldo Freire, discute o mundo sexual de cada um dos gêneros, seja heterossexual, homossexual, transexual, pansexual, etc.
O urologista Luiz Sabino, a ginecologista Rebeca Spinelli e a educadora sexual Julieta Jacob participaram do debate. Ouça.


Postado por Tamires Coutinho

Está muito caro viver no Brasil


Pesquisa americana comparou os preços dos EUA com o nosso país. O resultado é surpreendente.

Será que aquela história de “falem bem, falem mal, mas falem de mim” vale mesmo para tudo? O Brasil está em pauta há algum tempo, em todos os cantos do mundo. Mas parece que agora nosso país está sendo visto de uma maneira negativa.
De acordo com um artigo postado no Wall Street Journal, o real é considerado uma das moedas mais supervalorizadas do mundo, o que significa que o custo de vida por aqui está cada vez mais caro.
A surpresa é que os preços do Brasil estão mais altos do que os de Nova York. Para quem argumenta que há diferença entre as moedas, o portal americano Business Insider converteu os preços em real para dolar, a fim de traçar um comparativo fácil de ser compreendido. Os resultados são assustadores:

1 – Aluguel residencial

Fonte da imagem: Pixabay
O aluguel de um apartamento de alto padrão custa US$ 2.397 por mês em São Paulo. O mesmo tipo de imóvel custa US$ 2.000 em Miami.

2 – Veículos

Fonte da imagem: Reprodução/CarPlace
Nos EUA, você iria gastar cerca de US$ 21.000 para comprar um novo Golf, da Volkswagen. Aqui no Brasil o mesmo carro custa aproximadamente US$ 27.000.

3 – Jornais

Fonte da imagem: Pixabay
Para ler um jornal internacional em Manhattan, uma pessoa desembolsaria US$ 2,50. Mas, se essa mesma pessoa estivesse no Rio de Janeiro, gastaria US$ 9,59.

4 – Roupas

Fonte da imagem: Shutterstock
Na terra do Tio Sam, um vestido comprado em uma rede popular de lojas custa US$ 38. Aqui, na terra dos impostos superaltos, esse valor subiria para US$ 76.

5 – Alimentação

Fonte da imagem: Shutterstock
Até mesmo as comidas de fast food, consideradas relativamente baratas, são mais caras em nosso país tropical. Nos EUA, a média de um lanche em uma dessas redes é US$ 5,50, enquanto aqui, US$ 8,99.

6 – Aluguel comercial

Fonte da imagem: Pixabay
Uma sala de escritório no RJ custa US$ 1.333 o metro quadrado por ano. Em Nova York, esse valor cai para US$ 1.277.

7 – Jeans

Fonte da imagem: Shutterstock
Na América, uma calça básica da Levi`s custa US$ 40. Aqui, esse valor triplica.
E você, sabia que a diferença de preços era tão grande? O jeito é pensar duas vezes antes de abrir a carteira.

Confira eletrizante trailer oficial de "Wolverine - Imortal"

Fox divulga incrível trailer de um dos longas mais esperados do ano.
Ontem trouxemos para vocês apenas um gostinho daquele que provavelmente será um dos maiores sucessos de bilheteria do ano: um mini vídeo com apenas seis segundos de “Wolverine – Imortal”. Mas, conforme prometido pelo pessoal da Fox, hoje foi liberado um novo trailer, com exatos 2:28 minutos de muita ação.
O clipe traz mais detalhes sobre o longa, que apresenta um dos personagens mais icônicos da Marvel em uma batalha de vida e morte no Japão. Extremamente vulnerável e fora de seu universo habitual, Wolverine é obrigado a enfrentar a própria imortalidade e seus limites físicos e emocionais. Sem contar uma horda de samurais letais, claro! O lançamento de “Wolverine – Imortal” está previsto para o dia 26 de julho. O que você achou do trailer?

Tarifa de telefone fixo deve ficar mais barata, estima Banco Central

telefone-fixo

Relatório sobre inflação divulgado pela instituição prevê uma queda nos preços da telefonia fixa de 2% em 2013.
O Banco Central (BC) estima que as tarifas de telefonia fixa terão queda de 2% neste ano, segundo informou hoje (28/03) no Relatório de Inflação, documento publicado trimestralmente.
No caso do preço da eletricidade, que é um dos grandes insumos dos data centers, a projeção é de queda de 15%, devido ao impacto direto das reduções de encargos do setor, anunciadas recentemente pelo governo, e dos reajustes e revisões tarifárias programados para 2013.
O conjunto de preços administrados por contrato e monitorados devem subir 2,7%, este ano, contra 2,4% considerados no relatório divulgado em dezembro. Para 2014, a estimativa é 4,5%, mesma projeção divulgada no relatório anterior. Em 2015, a expectativa também é de 4,5%.
Sobre a política fiscal, o BC informou que considera como “hipótese de trabalho” a geração de superávit primário (economia para pagamento dos juros da dívida) de R$ 155,9 bilhões em 2013, de acordo com os parâmetros definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013.
Para 2014, a expectativa é a geração de superávit primário em torno de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma dos bens e serviços produzidos no País.
*Com informações da Agência Brasil
FONTE: computerworld.uol.com.br

CUECA VIRADA











INGREDIENTES:
3 ovos
pitada de sal
1 xic de açucar
2 colheres de ferm pó
2 colheres de margarina
1 copo de leite
1kilo de farinha

Bata ligeiramente os ovos, coloque o fermento em pó, misture, e em seguida o açúcar. Acrescente a margarina, o leite, e depois coloque a farinha e com as mãos vá sovando a massa.
 para vcs verem como separar a massa e cortá-la para virar as cuequinhas. Fica uma delícia! No final não fizemos a calda do vídeo, apenas passamos as cuecas por açúcar e canela. hummm
FONTE: www.ameliasdesalto.com/Cueca virada


CONFIRA TAMBÉM:
Quem curte barrinhas de cereal vai amar essa receita! Simples e prática, você pode fazer e guardar pra ir comendo quando bater aquela fominha!

BARRINHA DE CEREAL
3 xícaras de aveia em flocos
1 xícara de açúcar mascavo
150g de margarina derretida
3 xícaras de granola
1/2 xícara de farinha de trigo

Misture tudo com uma colher. Forre uma forma com papel alúminio, e coloque a massa, alisando com uma colher. Leve ao forno pré aquecido por 35 minutos. Espere esfriar e corte as barrinhas.

FONTE: www.ameliasdesalto.com/Barrinha de cereal 

Como serão os relógios inteligentes?

iWatch
Com o surgimento dos rumores de que a Apple estaria desenvolvendo um smartwatch, começaram a pipocar informações de que quase todos os fabricantes sobre um projeto semelhante. Google, Samsung e LG foram os primeiros, mas o que há de concreto por trás disso? Infelizmente: quase nada!
Smartwatches não são exatamente uma novidade no mercado. A Sony já tem seu produto, com o exato nome SmartWatch nas lojas, que se conecta ao celular com Android para mostrar notificações diretamente no pulso. Mas segundo as informações que circulam, vem aí uma nova geração do produto, que funciona por si só.
A Apple, por exemplo, jamais soltou uma palavra sequer em relação a este projeto, mas ela já possui patente para um produto que se assemelha bastante ao que seria um relógio de pulso inteligente. O documento trata de um acessório se pode vestir, mas não o descreve exatamente. A patente só diz se tratar de uma pulseira que poderá informar vários tipos de informação em sua tela, incluindo previsão de tempo e… as horas.
Em seguida, foi a vez da Samsung se manifestar. A sul-coreana foi a única a dar a entender que realmente trabalha em um relógio inteligente por meio de uma fonte oficial. “Nós estamos preparando um relógio de há bastante tempo. Trabalhamos muito duro para ficarmos prontos para isso. Preparamos produtos para o futuro e o relógio é definitivamente um deles”, afirma o vice-presidente da divisão de mobile da companhia, Lee Young Hee. Ele deverá trazer o sistema operacional Tizen, da própria empresa, caso os rumores se concretizem
Já o caso do Google é bastante semelhante ao da concorrente Apple. Foi descoberta uma patente de um relógio inteligente que estaria sendo desenvolvido pela divisão de Android da empresa. Foi o suficiente para gerar burburinho sobre o ‘novo relógio do Google’.
Finalmente, chegamos à LG. Novamente, rumores de fontes não-identificadas apontam que a empresa estaria desenvolvendo o produto, aproveitando a onda dos smartwatches. A empresa “não estaria poupando esforços para construir produtos que a deixem no topo da tecnologia”, disse a fonte supostamente ligada à empresa, mas não se sabe nem qual sistema o aparelho rodaria. Firefox OS e Android seriam as alternativas.
As empresas podem, de fato, confirmar as expectativas e lançar estes produtos, mas eles também podem muito bem se tornar vaporware e jamais ver a luz do dia, pelo que se tem de informação oficial sobre estes relógios inteligentes.
Fonte: OlharDigital

1 milhão de dólares para quem revolucionar a camisinha

camisinha

O fundador da Microsoft Bill Gates está incomodado com as camisinhas disponíveis atualmente no mercado e está disposto a mudar isso. O empresário está oferecendo até US$ 1 milhão para quem inventar um substituto à altura dos preservativos modernos, que ofereça mais conforto aos seus usuários.
Trata-se de uma iniciativa da Grand Challenges in Global Health, financiada pela Bill & Melinda Gates Foundation. A ideia da proposta é melhorar as condições de vida das pessoas mais pobres, e um preservativo inovador poderia ajudar nisso.
As camisinhas são fáceis de produzir e distribuir e são muito baratas. A intenção é fazer com que ela não reduza o prazer quando comparada ao sexo sem camisinha, o que a organização considera “seu único ponto negativo”.
“É possível desenvolver um produto sem este estigma, ou, até melhor, que passe a sensação de ampliar o prazer?”, diz o blog da Grand Challenges in Global Health.
Inicialmente, serão oferecidos US$ 100 mil para quem apresentar um projeto convincente. Os escolhidos poderão receber até US$ 1 milhão, caso o projeto deslanche.
Fonte: OlharDigital

Flagram Briga De Taxistas Ilegais No Rio

Vídeos Flagram Briga De Taxistas Ilegais No Rio
Flagrante mostra briga entre taxistas irregulares na rodoviária do Rio
Reportagem registra várias irregularidades no entorno da Novo Rio.
Usuários reclamam de insegurança perto do terminal.

Mala perdida por companhia aérea vai render indenização de R$ 301 a passageiros


Uma nova regra proposta pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê que a empresa aérea que extraviar bagagem de um passageiro fora do seu domicílio terá que pagar a ele imediatamente uma ajuda de custo de R$ 301.
A nova regra, aprovada pela diretoria da Anac nesta quarta (27), deve começar a valer ainda neste ano. Antes, porém, a norma ficará aberta para sugestões até 26 de abril; depois, a agência analisa se haverá mudanças e então publicará o texto final, que dará prazo de três meses para as empresas aéreas se adaptarem.
O monitoramento das normas por parte da Anac será trimestral. As empresas que infringirem a regra estarão sujeitas a multas de R$ 20 mil a R$ 300 mil. A alteração também reduz de 30 para sete dias o prazo para a empresa aérea achar a bagagem extraviada; se esta não for encontrada, a companhia terá duas semanas para pagar a indenização. Hoje o período máximo é de 30 dias.
Para os passageiros, outra mudança importante será a respeito do peso das malas. A Anac prevê que o limite aceito para bagagem de mão passe a ser de 5 kg. Na prática, hoje, bagagens acima de 5 kg são toleradas.
* Com informações da Folha de S. Paulo/Empresa aérea 

No verão, 64 praias ficam impróprias no Brasil; 46 estão no Rio de Janeiro


A Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, é uma das regiões que está sendo revitalizada

Ao longo deste verão, 64 praias permaneceram impróprias de acordo com relatórios emitidos pelos órgãos que fazem a medição de poluição das águas nos Estados brasileiros.

Praias impróprias durante o verão

Estado Cidade Praias
RJAngra dos ReisAnil, Bonfim, Camorim, Frade, Itinga, Jacuecanga e Vila Velha
RJAraruamaCentro
RJCabo FrioPassagem
RJCasimiro de AbreuPontal
RJMagéAnil, Ipiranga, Luz, Mauá e Piedade
RJMangaratibaMuriqui
RJMaricáAraçatiba
RJNiteróiCharitas, Gracoatã, Icaraí, Jurujuba e São Francisco
RJParatyCorumbê, Tarituba e Terra Nova
RJRio de JaneiroB. Capanema, Bandeira, Bica, Botafogo, Cardo, Catimbau, Engenhoca, Flamengo, Galeão, Grossa, Guanabara, Jardim Guanabara, Moreninha, Pelônias, Pitangueiras, Quebra-Marat, Ramos, Recôncavo, São Bento e Sepetiba
RJSão Pedro da AldeiaAldeia
SCBarra VelhaLagoa de Barra Velha
SCFlorianópolisPraia da Beira, Balneário, Bom Abrigo e Jardim Atlântico
ESVila VelhaFoz do Rio Jucu e Prainha
ESVitóriaCanal da Passagem, Praia do Canto e Santo Antônio
SPGuarujáPerequê
SPSão VicenteMilionários e Prainha
BASalvadorPedra Furada
PEOlindaFarol
PRMorretesPonta da Pita
CEFortalezaPraia do Farol
PBCabedeloPraia do Jacaré.

Destas, 46 estão no Estado do Rio de Janeiro (39 na capital), cinco no Espírito Santo (três em Vitória), cinco em Santa Catarina (quatro em Florianópolis), três em São Paulo, uma na Paraíba, uma no Ceará, uma no Paraná, uma em Pernambuco e uma na Bahia.
Porém, não é só no verão que as praias ficam impróprias. E a medição realizada pelos órgãos responsáveis é feita durante o ano todo. Entre os fatores que prejudicam a balneabilidade durante o verão estão o aumento das chuvas, o desague de esgotos no mar e o aumento de pessoas nas praias.
No Espírito Santo, o problema maior é a falta de um sistema regular de esgoto para fazer a coleta adequada. Nas cinco praias, este motivo foi apresentado como justificativa pela Prefeitura de Vitória, que monitora as praias da região, e pela Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), que cuida do resto do Estado.
Além disso, segundo Márcia Soares (técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente), a movimentação constante nas praias também piorou a qualidade da água. “Para melhorar essas condições, existe o programa Águas Limpas da Cesan, que visa instalar redes de esgoto e fiscalizar essas regiões. Já nas praias, é feita a conscientização da população para não sujar os locais”, explicou.
Em Santa Catarina, o Fatma (Fundação do Meio Ambiente) monitora as praias do Estado e afirmou que a situação mais complicada é na praia Lagoa de Barra Velha, em Barra Velha. “Está morta, ninguém toma banho nela. Vamos começar a estudar uma ação ainda este mês”, disse Haroldo Elias, gerente do Laboratório de Análises.
As outras citadas no relatório também passam por problemas com a rede de esgoto. Balneário, Jardim Atlântico e Bom Abrigo, todas em Florianópolis, já estão recebendo melhorias no esgotamento e fiscalização, de acordo com a fundação.
Em São Paulo, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) afirma que as praias consideradas poluídas assim estão por conta dos mesmos problemas relatados pelos outros Estados. No caso das duas praias de São Vicente (a 65 km da capital), alguns bairros próximos não possuem rede de esgoto e, além disso, a baía por ser pequena não consegue fazer a renovação da água.
Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que coordena o programa Ondas Limpas, houve uma melhora na qualidade das praias considerando dados de 2011 em relação ao ano passado. O programa começou em 2007 e pretende melhorar as condições de mais de 230 praias do litoral paulista com investimento em saneamento básico.

Cidade em destaque


Além de ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o Rio de Janeiro também receberá os Jogos Olímpicos de 2016. Com o Comitê Olímpico, o Estado assinou um compromisso que lista várias melhorias que devem acontecer na cidade, entre elas, a condição das praias.
Visando esta meta, o governo do Estado e a Prefeitura do Rio pretendem despoluir seis praias localizadas na zona sul da capital e na Ilha do Governador em um projeto chamado Sena Limpa, iniciado em 2012, com previsão de término em meados de 2015, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que coordena o programa.
Em etapas diferenciadas de conclusão, já foram iniciadas as obras de recuperação das praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na zona sul, e da Bica, na Ilha do Governador. Serão investidos R$ 150 milhões para melhoria e ampliação da coleta de esgoto e readequações de galerias pluviais.
A escolha das praias foi feita com base nas medições realizadas pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) durante o ano de 2011. As que apresentaram altos índices de má qualidade da água foram priorizadas, de acordo com a Secretaria.
Das praias que apresentaram os piores índices neste verão apenas a da Bica está no programa. De acordo com Gelson Serva, gestor executivo do Sena Limpa, outras praias devem entrar nas próximas edições. “Claro que existem outras praias com piores condições, mas priorizamos estas e, depois, elencaremos mais seis. Será sempre de seis em seis praias”, explicou.
As mudanças na Urca devem, segundo Seva, melhorar as condições das praias do Botafogo e Flamengo, que ficaram impróprias de acordo com os dados do Inea.
Além deste projeto, há outro para despoluição da Baía de Guanabara que pretende, até as Olímpiadas de 2016, tratar 16 mil litros de esgoto por segundo para melhorar as condições da região. Até lá, devem ser investidos, de acordo com o Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), R$ 2 bilhões em esgotamento sanitário.
Além da falta de coleta de esgoto, outro fator que pode piorar as condições nas praias são as chuvas. De acordo com o Inea, a questão das chuvas se relaciona diretamente com os resultados de balneabilidade das praias em áreas urbanas, como são os casos de Niterói e da cidade do Rio de Janeiro. O instituto monitora 45 praias no município do Rio de Janeiro e 116 no restante do Estado.

Condições das praias no litoral brasileiro

  • Arte/UOL

Medição

Apesar do controle das águas das praias ser feito o ano todo, alguns fatores podem piorar as condições de balneabilidade. Durante o verão, o nível de chuvas aumenta e a “limpeza” que a água faz na região desemboca facilmente no mar em cidades litorâneas. Além disso, a falta de rede regulamentada de esgoto em alguns locais facilita a poluição.
Bairros próximos às praias sem coleta de esgoto podem piorar o índice de coliformes fecais nas águas marinhas.
Para medir este índice, são retiradas cinco amostragens das águas da praia a ser monitorada. O limite permitido na contagem feita em laboratório é de 100 unidades de partículas poluentes (coliformes ou enterococos, presentes no intestino humano) em 100 ml de água. A partir daí, o órgão responsável, com base na lei do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), classifica a água como própria ou imprópria.

Cuidados com a saúde


Praias com condições impróprias para banho se utilizadas podem causar doenças aos frequentadores. De acordo com Maria Cláudia Stokler, médica infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, o contato com águas contaminadas por coliformes fecais pode causar infecções no estômago e no intestino, chamadas de gastroenterites.
Esse quadro é preocupante para bebês e idosos, já que causam desidratação. Os sintomas mais comuns são diarreia aguda, vômito, febre, mal-estar e dores pelo corpo.
Stockler alerta para o caso de desidratação com desmaios. "É um quadro preocupante. E se a pessoa tiver diarreia por mais de três dias também deve se preocupar", disse.
Nos cuidados com a alimentação durante este período, a médica afirma que é necessário evitar tomar leite, pois durante a infecção o paciente perde a enzima que digere este líquido. "É importante comer alimentos de fácil digestão e dar preferências aos carboidratos. Maçã, batata e arroz são bem-vindos", orientou.

FONTE: noticias.bol.uol.com.br/praias impróprias no Brasil,

27 de março de 2013

Senado aprova PEC das Domésticas; categoria terá direito a hora extra e FGTS

O Plenário do Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (26), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 66/2012 que amplia os direitos trabalhistas aos empregados domésticos. A proposta passou hoje pelo segundo turno de votação com um total de 66 votos e não precisará de sanção presidencial para entrar em vigor.

PEC das Domésticas

Divulgação
  • "Profissão de doméstica tende a desaparecer", diz professor da FGV

A medida afeta mais de 7 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil, sendo que 97% são mulheres.

Conforme anúncio feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a PEC das Domésticas será promulgada no dia 2 de abril, no auditório Petrônio Portela, às 12h. A presidente da República, Dilma Roussef, será convidada de honra para a cerimônia.

Ainda não há data para a publicação no "Diário Oficial", quando parte dos direitos entrarão em vigor. Outros ainda dependerão de regulamentação específica.

PEC

Proposta pelo deputado federal Carlos Bezerra (PMDB-MT), a matéria estende à categoria direitos como o controle da jornada de trabalho, com limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais, horas extras, FGTS obrigatório e seguro-desemprego.

A PEC foi aprovada por unanimidade, em primeiro turno, no último dia 19. Foram 70 votos favoráveis e nenhum contrário. Foi aprovada apenas uma emenda de redação, de modo que a matéria conserva o texto enviado pela Câmara dos Deputados.

A profissão de empregado doméstico tende a desaparecer a longo prazo. A avaliação é do professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio de Janeiro, Luiz Guilherme Migliora, especialista em direito do trabalho.

Direitos

Alguns direitos ampliados pela PEC das Domésticas têm aplicação imediata, como jornada de trabalho de até oito horas diárias e 44 horas semanais e pagamento de horas extras no valor mínimo de 50% acima da hora normal.

Para outros direitos, há necessidade de regulamentação, a exemplo do pagamento de seguro-desemprego; da remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; e da contratação de seguro contra acidentes de trabalho. No caso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), embora o texto traga a previsão de regulamentação, há quem entenda que a aplicação é imediata, porque já há lei que trata do assunto.

Atualmente, o trabalhador doméstico tem apenas parte dos direitos garantidos pela Constituição aos trabalhadores em geral, como salário mínimo, décimo-terceiro salário, repouso semanal remunerado, férias, licença-maternidade e licença-paternidade, aviso-prévio e aposentadoria. Veja os novos direitos garantidos:

Direitos assegurados sem necessidade


- Garantia de salário, nunca inferior ao mínimo;
- Proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção;
- Jornada de trabalho de até oito horas diárias e 44 semanais;
- Hora extra de, no mínimo, 50% acima da hora normal;
- Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;
- Reconhecimento dos acordos coletivos de trabalho;
- Proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
- Proibição de qualquer discriminação do trabalhador deficiente;
- Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho e a menores de 16 anos, exceto aprendizes (14 anos).

Direitos que dependem de regulamentação


- Proteção contra demissão arbitrária ou sem justa causa;
- Seguro-desemprego;
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
- Adicional por trabalho noturno;
- Salário-família;
- Assistência gratuita a dependentes até cinco anos em creches e pré-escolas;
- Seguro contra acidentes de trabalho.

FONTE: noticias.bol.uol.com.br/Empregadas domésticas

Dia do Circo


Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Como surgiu o circo

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.
Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.
Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

No palco da história

Por volta do ano 70 a.C, surgiu o Circo Máximo de Roma, que um incêndio destruiu totalmente, causando grande comoção. Tempos depois, no ano 40 a.C, construíram no mesmo lugar o Coliseu, com capacidade para 87 mil pessoas. No local, havia apresentações de engolidores de fogo, gladiadores e espécies exóticas de animais.
Com a perseguição aos seguidores de Cristo, entre os anos 54 e 68 d.C, esses lugares passaram a ser usados para demonstrações de força: os cristãos eram lançados aos leões, para serem devorados diante do público.
Os artistas procuraram, então, as praças, feiras ou entradas de igrejas para apresentarem às pessoas seus malabarismos e mágicas.
Ainda na Europa do século XVIII, grupos de saltimbancos se exibiam na França, Espanha, Inglaterra, mostrando suas habilidades em simulações de combates e na equitação.

O circo moderno

A estrutura do circo como o conhecemos hoje teve sua origem em Londres, na Inglaterra. Trata-se do Astley's Amphitheatre, inaugurado em 1770, pelo oficial inglês da Cavalaria Britânica, Philip Astley.
O anfiteatro tinha um picadeiro com uma arquibancada próxima e sua atração principal era um espetáculo com cavalos. O oficial percebeu, no entanto, que só aquela atração de cunho militar não segurava o público e passou a incrementá-la com saltimbancos, equilibristas e palhaços.
O palhaço do lugar era um soldado, que entrava montado ao contrário e fazia mil peripécias. O sucesso foi tanto, que adaptaram novas situações.
Era o próprio oficial Astley quem apresentava o show, vindo daí a figura do mestre de cerimônias

Quando o circo chegou ao Brasil

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.
Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

Circo contemporâneo

Circo contemporâneo é o que se aprende na escola. Fenômeno conseqüente das mudanças de valores na sociedade e suas novas necessidades. Grande parte dos profissionais do circo mandaram seus filhos para a universidade, fazendo com que as novas gerações da lona trabalhem mais na administração.
Em fins dos anos 70, começam a aparecer as primeiras escolas de circo, no mundo inteiro. Na França, a primeira a surgir foi a Escola Nacional de Circo Annie Fratellini, em 1979, com o apoio do governo francês.
No Canadá, artistas performáticos têm aulas com ginastas e, em 1981, é criada uma escola de circo para atender à necessidade desses novos acrobatas.
Interessante lembrarmos, no entanto, que essa importância que o circo assume no mundo capitalista já era cultivada na ex-URSS, desde a década de 20. Data de 1921 a criação de uma escola de circo na União Soviética, que coloca o circo no patamar de arte, com inovação dos temas e das formas de apresentação.

Escolas e grupos brasileiros

No Brasil, a primeira escola de circo foi criada em São Paulo, em 1977, com o nome de Piolin (que é também o nome de um grande palhaço brasileiro). Funcionava no estádio do Pacaembu.
No Rio de Janeiro, surge em 1982 a Escola Nacional de Circo, abrindo oportunidades para jovens de todas as classes e vindos de diferentes regiões do país. Eles aprendem as novas técnicas circenses e, uma vez formados, montam seus próprios grupos ou vão trabalhar no exterior.
São muitos os grupos espalhados pelo Brasil afora. Citamos a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli e a Nau de Ícaros.

Nossos palhaços

Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" - ele mesmo se intitula assim - diz que os melhores palhaços que ele conheceu na vida foram Piolin, Arrelia e Chicarrão. Essa notoriedade de George Savalla Gomes, seu verdadeiro nome, se deve muito à TV. Comandou programas de televisão, gravou vários discos, e soube tirar dessa mídia o melhor proveito. A TV, para ele, não acabou nem vai acabar nunca com o circo. Segundo Carequinha, o circo é imortal.
"Sou contra circo que tem animais. Não gosto. O circo comum, sem animais, agrada muito mais."
Carequinha
Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922.
"O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer"
Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas
Respeitável público, começa agora a história de um dos maiores espetáculos da Terra: o circo. Crianças e adultos ficam encantados com esse grande show, que apesar de ser milenar, até hoje atrai muita gente. Acredita-se que a origem do circo está na China, pois lá foram descobertas pinturas de cerca de 5 mil anos de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Essas acrobacias eram treinamentos para guerreiros, pois nelas eram exigidas muita força, flexibilidade e agilidade. Mas também encontramos indícios da arte circense nas pirâmides do Egito, na Grécia, na Índia e em Roma.
No ano 40 a.C foi criado o Circo Máximo de Roma, onde é hoje o Coliseu. Com mais de 87 mil lugares, o Coliseu era uma casa de espetáculos onde eram apresentados, além dos famosos gladiadores, engolidores de fogo e animais exóticos. Mas depois, o Coliseu foi transformando em uma arena de apresentação de espetáculos sangrentos, como a perseguição de cristãos por leões e animais ferozes.
Desde então, os artistas passaram a compor suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. Feiras populares também exibiam truques mágicos e habilidades como o malabarismo. No século XVII, grupos de incipientes artistas circenses percorriam a Europa fazendo exibições de destreza com cavalo e combates simulados, além de apresentações das tradicionais artes circenses como o contorcionismo e o malabarismo.
A forma como conhecemos o circo, com picadeiro e lona, de forma arredonda é a chamada forma moderna e tem origem na última década do século XVIII. Hoje em dia, além de malabarismo e contorcionismo, elementos da dança e do teatro foram incorporados ao circo.
O circo brasileiro nasceu juntamente com a imigração dos ciganos, vindos da Europa, pois foram eles que nos apresentaram as artes circenses. Mas pouco a pouco o nosso circo foi tomando um rumo próprio e isso é constatado, principalmente, na figura do nosso palhaço. O palhaço europeu é essencialmente um mímico, enquanto o brasileiro é falante e bastante humorístico.
A primeira escola de circo que se instalou no Brasil chamava-se Piolin, em São Paulo, no estádio do Pacaembu (1977). Em 1982, surgiu a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro e jovens de todas as classes sociais têm acesso às técnicas circenses. Formados, os ex-alunos vão trabalhar nos circos brasileiros ou no exterior, ou formam grupos que se apresentam em teatros, ginásios e praças. Atualmente, a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões, a Nau de Ícaros, o Circo Mínimo, o Circo Escola Picadeiro, as Linhas Aéreas e o Teatro de Anônimo, entre outros, formam o Circo Contemporâneo Brasileiro.
Fonte: UFGNet, Central do Circo, CEDIsileiro de Geografia e Estatísticas/
www.portalsaofrancisco.com.br/dia-do-circo.

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai