Como acontece há quase três décadas, o Volkswagen Gol encabeça a lista, com 253.915 unidades vendidas durante os doze meses do ano passado
Foto: Divulgação
A Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave) fechou os números de todos os modelos nacionais vendidos no Brasil em 2013. Como acontece há quase três décadas, o Volkswagen Gol encabeça a lista, com 253.915 unidades vendidas durante os doze meses do ano passado. São cerca de 70 mil unidades a mais que o segundo colocado, o Fiat Uno, com 183.877 emplacamentos. O Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 chegaram ao mercado fazendo barulho e conseguiram se infiltrar entre os 10 mais vendidos, uma proeza nada fácil, conquistando respectivamente o oitavo e o nono lugar.
Já o Toyota Etios, outro lançamento recente do mercado e concorrente direto do Onix e HB20, não aparece na lista porque fechou o ano em 28° lugar, vendendo 34.676 unidades. A Renault teve o mérito de manter o Sandero entre os 10 mais vendidos, repetindo o desempenho de 2011 e 2012. A Ford, por sua vez, viu o Fiesta alçar a quarta posição, lembrando que a Fenabrave soma as vendas do modelo antigo e do New Fiesta, carro nacionalizado ano passado e bem recebido pelo mercado.
Se apenas a marca fosse levada em consideração, a Fiat sairia na frente com a soma das vendas de seus cinco modelos: Uno, Palio, Siena, Grand Siena e Strada (única picape da lista). Enquanto a Volkswagen apareceria apenas com três modelos - Gol, Fox e Cross Fox. A lista dos mais vendidos de 2013 apresentou poucas surpresas, mas para 2014 a previsão é que haja uma mudança maior de posições. Com a chegada de novos modelos populares, a exemplo do Volks Up! e do novo Ford Ka, a tendência é que modelos consagrados percam seus postos, pois boa parte dos consumidores gosta mesmo é de uma novidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário