Fotógrafo é conhecido por imagens icônicas em preto e branco.
De 1941 até sua morte em 1954 ele fez uso de filme colorido.
"O talento de Capa com filme preto e branco foi extraordinário, e ao começar a fazer uso do filme colorido no meio de sua carreira foi necessário se adaptar a uma nova disciplina, mas também abriu novas oportunidades", afirma Cynthia Young, organizadora da exposição.
"A exposição é também sobre como Capa se reinventa como fotógrafo durante os anos em que ele não está cobrindo a guerra e conflitos políticos. O trabalho em cores foi uma fase muito importante para tentar manter a agência Magnum no topo, porque as revistas queriam cada vez mais e mais cor no período do pós-guerra."
Em 1938, enquanto cobria na China a Guerra Sino-Japonesa, Capa escreveu a um amigo em sua agência de Nova York solicitando 12 rolos de Kodachrome e instruções sobre como usá-lo. Apenas quatro fotos foram publicadas na revista Life em 1938 a partir destas primeiras experiências com filme colorido, mas Capa era claramente curioso sobre fotografia colorida, mesmo antes de ter sido amplamente utilizada em revistas ou por outros fotojornalistas.
Durante seus dois primeiros anos cobrindo a Segunda Guerra Mundial ele usou filme colorido com alguma regularidade. Logo voltou a usar filme preto e branco, em parte por causa do tempo necessário para processar, editar e publicar em cores.
FONTE: g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário