Atrito e competitividade entre integrantes de um grupo estimula a produção de proteína pró-inflamatória (Divulgação)
Estar rodeado por pessoas 'leves' é uma maneira de evitar doenças.
Cuidado com as amizades! Pessoas negativas ou competitivas podem ocasionar em você doenças como câncer e pressão alta, e
problemas de coração.
É o que aponta uma recente pesquisa, elaborada pela escola de medicina da Universidade da Califórina (UCLA). Os cientistas afirmaram que os relacionamentos sociais são tão vitais para a saúde quanto uma dieta equilibrada e o descanso.
Os pesquisadores monitoraram as emoções de 122 pessoas jovens e saudáveis. Nos momentos de estresse, foi constatado, por meio da saliva dos participantes, a produção de duas proteínas que causam inflamações. Isso pode levar a pressão alta, doenças cardíacas, câncer e depressão. Aqueles que tiveram dias negativos, marcados por atrito e competitividade entre seu grupo, apresentaram uma quantidade maior dessas proteínas.
Otimismo e positividade ajudam a evitar doenças
De acordo com a publicação Science News, um pico semelhante de produção das proteínas pró-inflamatórias também ocorreu após os participantes serem submetidos a um questionário numérico e, também, quando foram requisitados para fazer discurso em público.
O estudo comprova a evidência de que ser otimista e positivo, e estar rodeado por pessoas que não representam relações de concorrência ou negatividade, pode ser uma maneira de evitar doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário