As altas temperaturas do verão fazem com que o consumidor aumente os gastos com energia
elétrica. De acordo com o Grupo Neoenergia, investidor do setor elétrico, cada grau centígrado a mais na temperatura ambiente eleva em aproximadamente 3% a demanda mensal de energia. Por isso, a empresa dá dicas de como os consumidores podem reduzir a conta de luz durante o verão.
Eletrodomésticos:
primeiramente, é importante que o consumidor fique atento na hora de comprar um eletrodoméstico e verifique se o mesmo possui o Selo Procel, que indica qual aparelho possui melhor nível de eficiência energética.
Ar-condicionado:
os condicionadores de ar devem passar por manutenção e limpeza, pois a sujeira acumulada dificulta a passagem do ar, exigindo uma potência maior. Além disso, é importante que se utilize o temporizador para evitar que o aparelho funcione desnecessariamente. Mantenha também as portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar do ambiente externo e verifique o funcionamento correto do termostato.
Geladeira:
o aparelho chega a representar 30% do consumo da residência, quando se encontra em mau estado, e deve ser mantido em locais ventilados e longe de fontes de calor. O consumidor deve evitar abrir a geladeira desnecessariamente, pois exige maior desempenho do equipamento para recuperar a temperatura ideal. Uma forma de economizar é utilizar bebedouros ou garrafas térmicas para manter a água gelada.
Evite também colocar alimentos quentes na geladeira e verificar se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado.
Chuveiro:
responsável por cerca de 25% do consumo da residência, o chuveiro deve estar com a chave de temperatura na posição “verão” nos dias mais quentes, pois chega a ser 30% mais econômico. Além disso, não reutilize resistências queimadas e diminua o tempo debaixo de água aquecida.
Iluminação:
para diminuir os gastos com energia durante o verão, evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência às lâmpadas fluorescentes, que duram até oito vezes mais que as incandescentes e gastam até 80% menos de energia. Fique atento à potência da lâmpada, quanto maior, mais energia consome.
Máquina de lavar roupa:
procure lavar a roupa de uma só vez e utilize a dosagem correta de sabão para não repetir a operação enxaguar. O calor ainda ajuda as roupas a secarem sem a necessidade de acionar a centrifugação da máquina.
Ferro elétrico: acumule a maior quantidade possível de roupas, para passa-las de uma só vez e utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Não se esqueça de desligar o aparelho quando precisar interromper o serviço.
Televisão:
não deixe o televisor ligado sem necessidade e não durma com o aparelho ligado.
Com uma produção de energia anual entre 90 e 95 milhões de MWh (megawatts-hora), a usina hidrelétrica de Itaipu é a maior do Brasil. O UOL Economia foi até Foz do Iguaçu (PR) conferir como é produzida a eletricidade na gigante binacional. Veja a seguir Mais Caio Coronel/Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário