22 de abril de 2012

Brasília faz 52 anos com balões, ato contra corrupção e shows


 Balões na manhã deste sábado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que celebra 52 anos neste sábado (21) (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

 Como nasce uma cidade

DE HOJE A 21 DE ABRIL DE 2012, A CADA QUINZE DIAS,O CORREIO VAI CONTAR COMO O PLANO PILOTO FOI CONSTRUÍDO,OBRA A OBRA, CONCRETO POR CONCRETO, ATÉ SER INAUGURADO
CONCEIÇÃO FREITAS.
Será longa e concreta, feita de urbanismo, arquitetura e engenharia,a história que o Correio vai contar desta edição até 21 de abril de 2012.Oque se pretende registrar,duas vezes por mês, sempre aos sábados, é o surgimento do Plano Piloto obra a obra, tijolo por tijolo,numdesenho sólido,como diria Chico Buarque.

Há muitos modos de contar o tempo que durou a construção de Brasília. Pode-se começar pela aprovação, em 19 de setembro de 1956, da Lei nº 2.874, que criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), braço do governo federal responsável pelas obras da cidade. Ou pela primeira visita do presidente Juscelino Kubitschek ao local onde a cidade seria erguida, em 2 de outubro de 1956. Pode-se recuar vertiginosamente no tempo e começar pelos primeiros ecos do desejo de juntar o sertão e o litoral num só país. Os inconfidentes,Hipólito José da Costa, José Bonifácio de Andrada e Silva, os mudancistas, aMissão Cruls…

Oupode-se pegar outra estrada,a da ocupação do Planalto Central do Brasil desde a descoberta do ouro pelos bandeirantes ou antes,desde os índios Crixás e Caiapós,ou há dez mil anos, segundo registros arqueológicos da presença humanano território que recebeu a metrópole de 4 milhões de habitantes (contando-se osmoradores doGoiás mais próximo).

É esta a estrada que se vai percorrernaedição de hoje. Qualquer que seja a aritmética, ela terá que somar os dias, as horas e os minutos com que se construiu Brasília desde as primeiras barracas montadas pelo Exército, os feitos seminais do inquieto Bernardo Sayão, o recrutamento atabalhoado de roceiros das fazendas próximas,a chegada dos primeiros caminhões trazendo operários de Araxá (MG) e Rio de Janeiro para erguer o Catetinho.

A primeira parte de “ComoNasce uma Cidade” registra o que existia no Distrito Federal antes de oDistrito Federal existir. A última parte,em 21 de abril de 2012, vai mostrar o que havia na cidade quando ela foi inaugurada. Que obras estavamprontas, quais estavamem construção e, afinal, o que Juscelino e 60 mil homens conseguiramerguer em pouco mais de três anos.



 
COMENTÁRIO:
Aos famigerados, faladores, idiotas. Brasília é o reduto do poder, antes dela era o Rio De Janeiro, os que falam mal dela sao meros cariocas amargurados adoradores de Varga; Brasília a cidade dos corruptos ? acho que essa afirmação e um tanto que redudante pois daonde mesmo vem os tais políticos corruptos ? isso mesmo meu caro do Brasil inteiro, a nação dos hipocritas, Brasília é apenas o ponto de encontro da robalhera dos políticos BRASIleiros, e não BRASIlienses, povo cujo o nome e manchado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai