Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBDF) registrou queda 48% de chamadas envolvendo queimaduras por superaquecimento de panelas, no primeiro semestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. O número de incêndios em residências também caiu. Em 2012, foram registrados 130 ocorrências em apartamentos e 319 em casas, frente a 273 e 113 neste ano respectivamente.
Entre os tipos de queimaduras, as mais graves são as que que envolvem panelas de pressão. O utensílio está presente em quase todos os lares do DF. Segundo o major Eduardo Luiz Gomes, do Corpo de Bombeiros, esse tipo de utensílio doméstico é uma verdadeira bomba e deve ser utilizado com cuidado. “Incidente com as panelas de pressão são mais raros, mas, quando acontecem, fazem um estrago enorme e podem até matarquem estiver próximo”, afirma.
O militar lembra que é muito importante que a população fique atenta às normas de segurança das panelas, respeitem a vida útil e façam com regularidade a manutenção do equipamento. “É muito importante estar de olho se elas estão funcionando adequadamente e que se faça, regularmente, uma espécie de revisão para não deixar as válvulas de escape do vapor obstruídas”, lembra o major Luiz.
Utilização
Roberto Batata, dono do Hospital das Panelas, trabalha há 27 anos com manutenção e conserto de panelas de pressão, explica que há uma série de medidas que podem mantê-las em funcionamento por mais tempo. “Pouca gente sabe, mas não devemos deixar os alimentos cozinharem na pressão no fogo alto. Manter a chama baixa tem o mesmo efeito e ainda economiza gás”, explica. Batata conta que tirar a panela do fogo e colocar em baixo da água, além de ser perigoso, tira o sabor do alimento devido ao choque de temperatura.
Outros pontos fundamentais para manter a segurança das panelas, segundo o profissional, é respeitar o limite de água e sempre verificar se as válvulas de saída da pressão estão limpas e a borracha que veda a panela não está ressecada. “É importante limpar as válvulas, mas nunca com coisas que podem quebrar dentro dela. Além disso, não é seguro fazer gambiarras para manter a panela em funcionamento ou para dar mais pressão”, alerta.
Para evitar acidentes:
Confira sempre se a válvula está funcionando, ou seja, se está “liberando” pressão. Se, de repente, parar de fazer barulho, desligue o fogo e espere a panela esfriar.
Assim que começar a soltar vapor, abaixe o fogo. A água não irá atingir temperatura mais elevada do que está, portanto, não é necessário a chama alta.
Se começar a soltar vapor pela lateral (borracha), troque, pois ela está danificada.
Nunca abra a panela antes de toda a pressão ter sido liberada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário