27 de agosto de 2013

Estudo descobre como antecipar diagnóstico de Alzheimer

Segundo pesquisadores, alteração presente em líquido que envolve o cérebro e a medula pode indicar desenvolvimento do distúrbio muito antes dele se manifestar. Apesar de importante, no entanto, descoberta não trará benefícios imediatos

Estudo descobre como antecipar diagnóstico de Alzheimer
Uma descoberta publicada no periódico Annals of Neurology pode significar um grande avanço em um dos aspectos mais problemáticos do Alzheimer: seu diagnóstico. Atualmente, não existe um modo seguro e definitivo de identificar o distúrbio; por esse motivo, os médicos diagnosticam seus pacientes com Alzheimer tendo como base apenas um conjunto de sintomas.
De acordo com pesquisadores do Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona, porém, dez anos antes de os sintomas se manifestarem nos pacientes, é possível encontrar um indicador da doença no organismo.
O indicador apontado pelos cientistas está no líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal, chamado líquido cefalorraquidiano. Os cientistas defendem a tese de que uma diminuição no DNA mitocondrial presente nesse líquido pode ser um sinal do desenvolvimento do Alzheimer.
Segundo eles, essa diminuição de DNA mitocondrial é um reflexo do mau funcionamento das mitocôndrias dos neurônios. Como as mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, seu mau funcionamento leva à morte das células — no caso, das células nervosas. Em outras palavras, a diminuição do DNA mitocondrial sugere a perda de neurônios.

Fonte: www.teiadenoticias.com.br/Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai