O que é a ansiedade?
Sofrer de ansiedade pode ser bastante perturbador. A condição afeta homens e mulheres de diferentes idades, estando presente tanto em países desenvolvidos quanto em países subdesenvolvidos. Esta sensação é comum a todos os seres humanos e nos ajuda a lidar melhor com situações de perigo, no entanto, quando está presente com muita frequência e quando é muito intensa, pode atrapalhar mais do que ajudar.A ansiedade pode surgir de repente ou gradualmente, levando até mesmo alguns dias. A duração de uma crise também é variável, dependendo do organismo da pessoa e da condição em que se encontra. Quando sentimos medo ou nervosismo ela aparece, sendo que podemos classificá-la em ansiedade normal e anormal. A anormal é uma resposta de grande intensidade e duração, podendo provocar danos à saúde.
Muitos indivíduos que possuem fobias acabam desenvolvendo crises de ansiedade. Esta é uma resposta exagerada à situação a ser enfrentada. São diversas as causas que podem encaminhar para uma fobia e consequentemente para ansiedade. É preciso consultar um profissional diante dos primeiros sintomas, de forma a evitar danos futuros.
A ansiedade não tem cura, mas pode ser devidamente controlada. Não é preciso conviver anos com medo e com receio de que uma nova crise irá ser desencadeada. Diante de sinais, converse com quem entende do assunto.
Sintomas da ansiedade
Conforme mencionamos um pouco mais acima, existem basicamente dois tipos de ansiedade, a normal e a anormal. Todas as pessoas estão aptas a ter crises de ansiedade, pois é uma resposta comum do corpo a algum estímulo que provoque sensação de medo, de vergonha ou de nervosismo, por exemplo.De uma forma geral, podemos dizer que a ansiedade comum desencadeia os seguintes sintomas:
- Mal estar;
- Dor no estômago;
- Dor no peito;
- Sudorese;
- Dor de cabeça;
- Necessidade de ir ao banheiro;
- Inquietação;
- Palpitação.
Tratamento para ansiedade
Diante dos sintomas descritos acima, é de extrema importância que se busque por ajuda. A ansiedade é uma condição normal a todos os seres humanos, no entanto, ela pode ser perigosa quando em medidas descontroladas e com recorrência excessiva.Apesar de não haver uma cura, a situação pode ser facilmente controlada com o uso de alguns artifícios. Medicamentos podem ser utilizados para tanto, porém, certas medidas menos agressivas estão disponíveis. Conversar com um psicólogo ou com um médico psiquiatra, por exemplo, são abordagens de tratamento que costumam dar em bons resultados.
É necessário descobrir o fator que leva à crise de ansiedade. Este deve ser controlado e até mesmo evitado, sempre que possível. Conhecer-se bem é fundamental para o tratamento de uma série de condições. Além disto, consultar um médico com frequência e realizar exames de rotina são medidas de grande ajuda. Não hesite em procurar por quem entende do assunto, a ansiedade precisa de um tratamento.
FONTE: www.saudemedicina.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário