LINK ATUALIZADO:FONTE: g1.globo.com/brasil/idhm-2013
31 de julho de 2013
TRE ABRE VAGAS NO FIM DE AGOSTO PARA RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO
Desde segunda-feira (29), os eleitores já podem agendar o recadastramento biométrico para atendimento nos quinze últimos dias do mês de agosto. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está abrindo novas vagas para agendamento dos eleitores a cada quinze dias. De acordo com o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos, a medida visa evitar faltosos. "Se a pessoa cadastra hoje e só tem vaga para daqui a dois meses, é mais fácil que ele esqueça. Abrimos de 15 em 15 dias para evitar faltosos que, ao esquecer e não desagendar, impedem que outra pessoa vá em seu lugar", disse Orson.
Até o dia 15 de agosto, todos as 1.300 vagas diárias disponibilizadas no Recife já foram preenchidas com agendamentos. Na capital pernambucana, apenas 130 mil eleitores de um universo de mais de 1,1 milhão realizaram o recadastramento biométrico. O prazo final para atualizar os dados é o dia 22 de março de 2014.
Novos postos
Na última semana, mais um posto de recadastramento biométrico foi aberto no Centro de Convenções da da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade. Lá, trinta funcionários estão trabalhando no recadastramento. No mês de agosto, serão inaugurados outros três novos postos, com o objetivo de totalizar 8 mil recadastramentos por dia.
DICAS DE SAÚDE: Relação entre os Rins e a Alimentação Saudável
Você tem problemas nos rins?
Sabe que há relação entre esse problema e a sua alimentação?
Os rins são órgãos muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo, é imprescindível uma boa alimentação, equilibrada para terem um funcionamento correto, à medida que a idade passa percebemos que nossos hábitos alimentares influenciam muito no bom funcionamento destes órgãos.
Os rins processam o sangue e retiram resíduos e água transformam-nos em urina. A sua principal função é a de eliminar continuamente (nunca param) os produtos finais do metabolismo, ou seja, têm como função filtrar, purificar nosso sangue. Além desta função, os rins também elaboram hormônios, contribuem para a produção de vitaminas e ainda regulam a pressão arterial.
Suco de Abacaxi, Couve e Água de Coco
O mau funcionamento dos rins pode causar muitos problemas e doenças, algumas delas são: nefrite, cálculos renais, insuficiência renal crônicas (IRC) entre outras. A alimentação afeta bastante a saúde dos rins e é por isso que devemos ter uma ótima alimentação para termos rins saudáveis.
Cuidados Para Manter os Rins Saudáveis
- Uma alimentação equilibrada e saudável, com pouco sal, pouco açúcar, consumo adequado de água e exercício físico regular são cuidados fundamentais para prevenir a diabetes e a hipertensão arterial, estes são dois fatores importantes que podem desencadear a doença renal crônica.
- O simples cuidado de ingerir mais vegetais frescos, crus, além de alimentos mais integrais, já minimiza os problemas renais. Recomenda-se por exemplo as raízes e sementes, ricas em sais minerais. também as folhas verdes como as couves e alfaces, o repolho e o brócolis ou outras crucíferas, as ervas verdes como o chá verde e a salsa. Dentre as frutas, as mais indicadas são as de elevado teor de ácido cítrico como os limões e o tamarindo.
- Controle o consumo de sal (NaCl): De acordo com as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, editado em 2006, uma pessoa deve consumir no máximo 5 gramas de sal por dia (o equivalente a uma colher rasa das de chá). Ocorre que a quantidade total de Sódio nestas 5 gramas é de apenas 2,4 gramas ou 2.400 miligramas. Para limitar ao máximo o consumo de sal, evite os alimentos processados e não acrescente sal aos alimentos, uma vez que já faz parte da sua constituição. Pode também querer ler: Sal na Alimentação: Incompreendido ou Inimigo para uma Vida Saudável?
- Substitua o sal por temperos aumentando o aroma e sabor das refeições utilizando:azeite, vinagre, sumo de limão, alho, cebola, pimentão (o amarelo é o mais rico em vitamina C), oréganos, manjericão, tomilho, louro, cebolinha, hortelã, coentros ou salsa.Pode também querer ler: 10 Dicas para Diminuir o Sal nas Refeições.
- Quanto de água devo consumir por dia? Os especialistas médicos recomendam 8 ou 9 copos.
Outra forma de calcular a quantidade de água a ser consumida é dividir o seu peso em quilogramas por 30 (ex. uma pessoa de 60 kg, vai necessitar de 2,0 litros por dia), ou 60:30 = 2,0. Mas atenção isto não é exato, pois não leve em conta outros parâmetros. - É recomendação de primordial importância manter-se no peso ideal para não sobrecarregar os rins. Indivíduos com o índice de massa corporal (IMC) nos parâmetros saudáveis estão totalmente protegidos e, os rins saem ganhando.
Alimentos a minimizar o consumo
- O primeiro cuidado é ler atentamente o rótulo dos alimentos, caso seja possível utilize versões caseiras dos produtos e verifique a quantidade de sódio (Na) que estes contêm. Na rotulagem a referência utilizada sobre a composição nutricional dos alimentos é o Sódio, tenha em conta que a sua ingestão diária não deverá ultrapassar 2.400 miligramas. Pode também querer ler: Desvende os misteriosos rótulos dos produtos alimentares.
- Alimentos com alto teor de Sódio, devemos minimizar o consumo de enlatados, conservas, enchidos, defumados, manteiga com sal, azeitonas, picles de compra, queijos de compra, bacalhau seco e salgado, alimentos instantâneos (ex: sopas, pudim), bebidas com gás, caldos instantâneos (ex: carne, peixe, legumes…), molhos prontos, algumas bolachas, batatas fritas de pacote, snacks, alimentos congelados, refeições prontas e fermento em pó. Pode também querer ler: Alimentos que Parecem mas não são tão Saudáveis
Atitudes prejudiciais aos rins
- Consumir pouca água, baixo consumo vegetais frescos, de integrais e fibras, alto consumo de sal, de açúcar, de proteínas de origem animal, consumo de aditivos químicos e alimentos industrializados.
Relação entre os Rins e a Alimentação Saudável.
Lista frutas ácidas, não-ácidas
Quais são as Frutas Cítricas? Lista Frutas Ácidas, Não-Ácidas
Alimentação Saudável
Está com aquela azia e não sabe qual fruta pode comer? Se comer uma fruta cítrica (fruta ácida) sua azia iria piorar? Então confira agora as listas com as frutas cítricas e com outros tipos de fruta para tirar sua dúvida.
As frutas cítricas (citrinos) são as que pertencem ao gênero Citrus. Essas frutas são consideradas frutas ácidas (proibidas para quem está com azia), veja a lista com algumas delas:
acerola
ameixa
amora
caju
cidra
cupuaçu
framboesa
groselha
jabuticaba
laranja - (A Laranja Lima é a variedade menos ácida, sendo, por isso, muito recomendada para bebês. Tem casca fina de cor amarelo-clara, sabor suave e doce e polpa muito suculenta.)
Lima
limão
marmelo
morango
nêspera
pêssego
romã
tamarindo
tangerina (mexerica)
uva
Temos ainda as frutas semi-ácidas:
maçã verde
goiaba
carambola
As frutas indicadas para combater a azia são: maçã, pêra, melão, melancia e banana.
ATENÇÃO! O leite não corta a azia, ele apenas neutraliza por um tempo a sensação de mal estar, mas depois que o efeito do leite passa a azia volta.
Frutas Doces:
figo
maça vermelha
mamão
manga
tâmara
cana-de-açúcar
Frutas Oleaginosas (frutas com gorduras saudáveis, as gorduras insaturadas como ácidos graxos monoinsaturadas e poliinsaturadas. São muito boas para diminuir o LDL-coleterol (colesterol ruim) e aumentar o HDL-colesterol (colesterol bom), prevenindo as doenças cardiovasculares. Devem ser consumidas moderadamente devido ao alto teor calórico):
abacate
amêndoa
castanhas
côco
nozes
azeitona
avelã
E por último as frutas hídricas:
Frutas hiper-hídricas ou monofágicas cuja composição é de 93% de água.
Biopsico Saúde
30 de julho de 2013
Médicos dão dicas para respirar melhor e evitar crises de asma e rinite
Geralmente, quem tem uma das doenças também sofre com a outra.
Asma é
genética, não tem cura, mas pode ter os sintomas controlados.
Asma e rinite são duas doenças extremamente ligadas - geralmente quem tem
uma, também tem a outra.
Ou seja, se um dos problemas não for tratado corretamente, o outro pode piorar e, por isso, o tratamento deve ser conjunto. Uma das principais dicas é descobrir o que desencadeia as crises das doenças, como pó, mofo ou ácaros, por exemplo, e manter-se longe disso.
No inverno, inclusive, a mudança de temperatura funciona como uma irritação e quem sofre com alguma dessas complicações respiratórias deve se preocupar ainda mais e manter-se sempre agasalhado, hidratado, com as mãos limpas e longe de locais muito fechados...
Ou seja, se um dos problemas não for tratado corretamente, o outro pode piorar e, por isso, o tratamento deve ser conjunto. Uma das principais dicas é descobrir o que desencadeia as crises das doenças, como pó, mofo ou ácaros, por exemplo, e manter-se longe disso.
No inverno, inclusive, a mudança de temperatura funciona como uma irritação e quem sofre com alguma dessas complicações respiratórias deve se preocupar ainda mais e manter-se sempre agasalhado, hidratado, com as mãos limpas e longe de locais muito fechados...
Para desenvolver alguma das doenças, o paciente geralmente tem uma
predisposição genética - se há histórico familiar de asma e rinite, o risco da
pessoa ter asma aumenta de 3 a 4 vezes e o risco de ter rinite aumenta 2
vezes.
Geralmente, quem tem as duas doenças costuma respirar pela boca por causa da obstrução nasal, tem coriza, espirra muito e tem também coceira. Há ainda quem diga que tem bronquite, mas na verdade, esse nome é utilizado para designar qualquer inflamação dos brônquios - ou seja, a asma é um tipo de bronquite, como explicou o pneumologista Roberto Stirbulov.
Segundo a OMS, cerca de 300 milhões de pessoas têm asma. A doença, que causa uma inflamação crônica nas vias aéreas, causa uma obstrução e pode dar sintomas como falta de ar, chiado e aperto no peito e tosse. De acordo com os médicos, não há um perfil definido e a asma se manifesta em cada pessoa de um jeito diferente - por exemplo, muita gente pode ter os sintomas quando criança, mas não na fase adulta e vice-versa.
No entanto, caso os sintomas apareçam na fase adulta, não é correto dizer que a asma surgiu nessa fase já que é uma doença genética, como alertou o pneumologista Roberto Stirbulov.
Nesse caso, é provável que os sintomas nunca tenham se manifestado e, ao entrar em contato com certos fatores, como poluição e mudanças de temperatura, por exemplo, o paciente acaba desencadeando a asma. Um outro fator desencadeante é a idade - a queda dos hormônios, na TPM ou menopausa, por exemplo, deixa os pulmões desprotegidos e os sintomas ficam mais agudos.
Vale lembrar ainda que a doença não tem cura, apenas controle com medicamentos, como os broncodilatadores - a famosa bombinha, que leva o remédio até as vias aéreas. De acordo com os médicos, o produto em spray é mais eficaz porque a concentração é maior. Para quem usa inalador, a dica dos médicos é colocar soro fisiológico.
FONTE: g1.globo.com/bemestar/asma e rinite
Geralmente, quem tem as duas doenças costuma respirar pela boca por causa da obstrução nasal, tem coriza, espirra muito e tem também coceira. Há ainda quem diga que tem bronquite, mas na verdade, esse nome é utilizado para designar qualquer inflamação dos brônquios - ou seja, a asma é um tipo de bronquite, como explicou o pneumologista Roberto Stirbulov.
Segundo a OMS, cerca de 300 milhões de pessoas têm asma. A doença, que causa uma inflamação crônica nas vias aéreas, causa uma obstrução e pode dar sintomas como falta de ar, chiado e aperto no peito e tosse. De acordo com os médicos, não há um perfil definido e a asma se manifesta em cada pessoa de um jeito diferente - por exemplo, muita gente pode ter os sintomas quando criança, mas não na fase adulta e vice-versa.
No entanto, caso os sintomas apareçam na fase adulta, não é correto dizer que a asma surgiu nessa fase já que é uma doença genética, como alertou o pneumologista Roberto Stirbulov.
Nesse caso, é provável que os sintomas nunca tenham se manifestado e, ao entrar em contato com certos fatores, como poluição e mudanças de temperatura, por exemplo, o paciente acaba desencadeando a asma. Um outro fator desencadeante é a idade - a queda dos hormônios, na TPM ou menopausa, por exemplo, deixa os pulmões desprotegidos e os sintomas ficam mais agudos.
Vale lembrar ainda que a doença não tem cura, apenas controle com medicamentos, como os broncodilatadores - a famosa bombinha, que leva o remédio até as vias aéreas. De acordo com os médicos, o produto em spray é mais eficaz porque a concentração é maior. Para quem usa inalador, a dica dos médicos é colocar soro fisiológico.
FONTE: g1.globo.com/bemestar/asma e rinite
Rompimento de adutora causa estragos no Rio de Janeiro
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, também lamentou a morte de Isabela. "Eu lamento profundamente o óbito da criança. Nós tentamos reanimá-la a todo o momento, durante o trajeto até o hospital. Ainda estamos vendo a dimensão do estrago", disse o coronel Sergio Simões, dos Bombeiros.
O rompimento ocorreu por volta das 6h na altura do número 4.500 da Estrada do Mendanha. Casas e carros ficaram destruídos com a força da água, lançada em um jato que alcançou 20 metros, de acordo com Marcos Djalma, tenente do Corpo de Bombeiros. Ainda não há informação do que provocou o rompimento da adutora.
Diversas residências foram alagadas, com a água chegando a 2 metros de altura em alguns pontos, de acordo com moradores. Muitas pessoas ficaram ilhadas. Segundo o secretário de Defesa Civil do município, Márcio Motta, pelo menos três quarteirões foram isolados.
Ao todo, segundo a Defesa Civil municipal, a inundação deixou 70 desalojados e 72 desabrigados. Dezessete casas desabaram.
'Acordamos com as paredes caindo'
"Estava dormindo e acordei ao escutar um barulho muito forte no telhado. Em seguida, as paredes começaram a se destruir. A gente estava no segundo andar e a força da água arrastou a gente para o outro lado da rua. Nós paramos em frente à casa do vizinho", disse o mecânico Agilson da Silva Serpa, que sofreu um ferimento no joelho.
A dona de casa Juliana Lemos conseguiu socorrer os quatro filhos. "Meus filhos estão bem, estavam todos dormindo. Acordamos com as paredes caindo. Eu só tive um ferimento no pé", afirmou ela, que foi atendida na ambulância do Corpo de Bombeiros.
Carros e ambulâncias dos quartéis de Campo Grande e Santa Cruz estão no local. Um bote salva-vidas ajuda no resgate de moradores. Equipes da Defesa Civil municipal e agentes da Polícia Militar também foram enviados.
Em entrevista à GloboNews, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, disse que a corporação vai avaliar os danos causados pela água.
"Nosso trabalho tem sido para retirar pessoas de dentro de casa em razão da grande extensão do alagamento. Estamos trabalhando em conjunto com o Departamento de Engenharia da Defesa Civil da cidade para fazer as avaliações e as extensões dos danos causados nas casas que foram destruídas ou danificadas", explicou Simões.
Interdição e falta de luz
A Estrada do Mendanha foi interditada na altura da Rua Marcolino da Costa e o trânsito era desviado pela Estrada do Pedregoso. De acordo com a Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia, após o rompimento da adutora a luz foi desligada por questões de segurança na região.
Técnicos da Cedae realizam manobras para evitar o desabastecimento na Zona Oeste e em outras regiões da cidade após o rompimento da adutora Henrique Novaes. No entanto, a concessionária faz um apelo para os moradores economizarem água.
O diretor de operações da Cedae, Jorge Briard, informou que a empresa vai ressarcir integralmente todos os moradores. Equipes de assistência social estão no local para realizar o cadastro dos desabrigados.
"A preocupação principal é o atendimento às pessoas. A Cedae já consegue redistribuir a água para outras adutoras para que não haja desabastecimento. O problema não é recorrente, não há estatística de vazamento de grande porte na adutora, isso foi um acidente pontual. Técnicos estão no local para recolher material e analisar o que provocou o rompimento", explicou Briard.
Criança de três anos recebe socorro após sua casa ter sido atingida pela água que vazou da tubulação subterrânea da Cedae no bairro de Campo Grande
Acordei ao escutar um barulho muito forte no telhado. Em seguida, as paredes começaram a se destruir. A gente estava no segundo andar e a força da água arrastou a gente para o outro lado da rua. Nós paramos em frente à casa do vizinho"
Agilson da Silva Serpa, mecânico
Ao todo, segundo a Defesa Civil municipal, a inundação deixou 70 desalojados e 72 desabrigados. Dezessete casas desabaram.
'Acordamos com as paredes caindo'
"Estava dormindo e acordei ao escutar um barulho muito forte no telhado. Em seguida, as paredes começaram a se destruir. A gente estava no segundo andar e a força da água arrastou a gente para o outro lado da rua. Nós paramos em frente à casa do vizinho", disse o mecânico Agilson da Silva Serpa, que sofreu um ferimento no joelho.
A dona de casa Juliana Lemos conseguiu socorrer os quatro filhos. "Meus filhos estão bem, estavam todos dormindo. Acordamos com as paredes caindo. Eu só tive um ferimento no pé", afirmou ela, que foi atendida na ambulância do Corpo de Bombeiros.
Carros e ambulâncias dos quartéis de Campo Grande e Santa Cruz estão no local. Um bote salva-vidas ajuda no resgate de moradores. Equipes da Defesa Civil municipal e agentes da Polícia Militar também foram enviados.
Em entrevista à GloboNews, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, disse que a corporação vai avaliar os danos causados pela água.
"Nosso trabalho tem sido para retirar pessoas de dentro de casa em razão da grande extensão do alagamento. Estamos trabalhando em conjunto com o Departamento de Engenharia da Defesa Civil da cidade para fazer as avaliações e as extensões dos danos causados nas casas que foram destruídas ou danificadas", explicou Simões.
Interdição e falta de luz
A Estrada do Mendanha foi interditada na altura da Rua Marcolino da Costa e o trânsito era desviado pela Estrada do Pedregoso. De acordo com a Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia, após o rompimento da adutora a luz foi desligada por questões de segurança na região.
Técnicos da Cedae realizam manobras para evitar o desabastecimento na Zona Oeste e em outras regiões da cidade após o rompimento da adutora Henrique Novaes. No entanto, a concessionária faz um apelo para os moradores economizarem água.
O diretor de operações da Cedae, Jorge Briard, informou que a empresa vai ressarcir integralmente todos os moradores. Equipes de assistência social estão no local para realizar o cadastro dos desabrigados.
"A preocupação principal é o atendimento às pessoas. A Cedae já consegue redistribuir a água para outras adutoras para que não haja desabastecimento. O problema não é recorrente, não há estatística de vazamento de grande porte na adutora, isso foi um acidente pontual. Técnicos estão no local para recolher material e analisar o que provocou o rompimento", explicou Briard.
Criança de três anos recebe socorro após sua casa ter sido atingida pela água que vazou da tubulação subterrânea da Cedae no bairro de Campo Grande
28 de julho de 2013
Exercícios com massinha e toalha fortalecem as mãos; aprenda a fazer
Aprenda movimentos simples para evitar dor e lesões nos dedos e
tendões.
Especialistas dão dicas ainda para usar o celular sem prejudicar os
dedos.
Abrir um pote, uma garrafa d'água ou uma lata, ou mesmo fazer faxina em casa,
pode se tornar um exercício complexo e bastante difícil para quem sente dores
nas mãos.
Para evitar lesões e outros problemas, porém, é possível fazer exercícios simples, com massinha de modelar ou até mesmo uma toalha, como mostraram o ortopedista Mateus Saito e a terapeuta ocupacional Raquel Matos no Bem Estar desta sexta-feira (26).
A dica principal ao realizar os movimentos é evitar bolinhas duras, que impedem o fechamento completo das mãos. As massinhas são as melhores opções porque permitem o exercício completo. No entanto, os especialistas explicaram que existem diversos tipos de massinhas com densidades diferentes - o ideal é começar com uma mais mole e aumentar a densidade conforme as mãos vão ficando mais fortes. A recomendação é fazer 3 séries de 10 movimentos, mas só as pessoas que não sentem dor nas mãos - quem sente, deve primeiro procurar a ajuda de um especialista. Confira abaixo o passo a passo.
Para evitar lesões e outros problemas, porém, é possível fazer exercícios simples, com massinha de modelar ou até mesmo uma toalha, como mostraram o ortopedista Mateus Saito e a terapeuta ocupacional Raquel Matos no Bem Estar desta sexta-feira (26).
A dica principal ao realizar os movimentos é evitar bolinhas duras, que impedem o fechamento completo das mãos. As massinhas são as melhores opções porque permitem o exercício completo. No entanto, os especialistas explicaram que existem diversos tipos de massinhas com densidades diferentes - o ideal é começar com uma mais mole e aumentar a densidade conforme as mãos vão ficando mais fortes. A recomendação é fazer 3 séries de 10 movimentos, mas só as pessoas que não sentem dor nas mãos - quem sente, deve primeiro procurar a ajuda de um especialista. Confira abaixo o passo a passo.
Há ainda a opção de fazer exercícios com uma toalha - a dica de terapeuta
ocupacional Raquel Matos para quem sente dores é pegar uma toalha pequena e
fazer o movimento de torção com as duas mãos. Outra opção é abri-la sobre a mesa
e, com a palma da mão para baixo, deslizar a mão aberta. Depois disso, volte as
mãos recolhendo a toalha e abrindo e fechando os dedos.
Além desses movimentos de prevenção, alguns hábitos do dia a dia também são importantes para evitar problemas nas mãos, principalmente ao usar o celular, videogame ou computador. Segundo uma pesquisa feita no Canadá com estudantes universitários que digitavam muito em smartphones e jogavam videogame, a base do polegar foi o local de dor mais frequente: 28% apresentaram dores nessa região da mão direita e 20%, na mão esquerda. Além disso, 84% apresentavam dor em alguma parte do corpo.
O estudo apontou, ainda, que o uso da internet no telefone aumenta em 2,21 vezes a chance de dor no polegar. Entre os participantes, o tempo médio de uso do celular foi de 4,65 horas.
Nesse caso, uma das dicas é ativar o sistema de "predição de texto", "texto preditivo" ou sistema similar, que "adivinha" o que você está tentando escrever. Com isso, você escreve menos e não força tanto os dedos.
Além disso, é bom evitar digitar com a mesma mão que você segura o celular. Prefira dividir o trabalho entre as duas ou apoie o aparelho em alguma superfície. Para quem trabalha usando o computador, inclusive, a recomendação é fazer alongamentos e pausas a cada hora. Ao digitar, é importante também manter a postura do jeito certo - coluna reta, pés apoiados a 90 graus e braços e cotovelos sobre a mesa.
FONTE: g1.globo.com/Aprenda exercícios para fortalecer as mãos
Além desses movimentos de prevenção, alguns hábitos do dia a dia também são importantes para evitar problemas nas mãos, principalmente ao usar o celular, videogame ou computador. Segundo uma pesquisa feita no Canadá com estudantes universitários que digitavam muito em smartphones e jogavam videogame, a base do polegar foi o local de dor mais frequente: 28% apresentaram dores nessa região da mão direita e 20%, na mão esquerda. Além disso, 84% apresentavam dor em alguma parte do corpo.
O estudo apontou, ainda, que o uso da internet no telefone aumenta em 2,21 vezes a chance de dor no polegar. Entre os participantes, o tempo médio de uso do celular foi de 4,65 horas.
Nesse caso, uma das dicas é ativar o sistema de "predição de texto", "texto preditivo" ou sistema similar, que "adivinha" o que você está tentando escrever. Com isso, você escreve menos e não força tanto os dedos.
Além disso, é bom evitar digitar com a mesma mão que você segura o celular. Prefira dividir o trabalho entre as duas ou apoie o aparelho em alguma superfície. Para quem trabalha usando o computador, inclusive, a recomendação é fazer alongamentos e pausas a cada hora. Ao digitar, é importante também manter a postura do jeito certo - coluna reta, pés apoiados a 90 graus e braços e cotovelos sobre a mesa.
FONTE: g1.globo.com/Aprenda exercícios para fortalecer as mãos
27 de julho de 2013
VÍDEO DE TUBARÃO ENCONTRADO EM PRAIA DE JOÃO PESSOA CAUSA PÂNICO EM INTERNAUTAS
Um vídeo publicado nesta sexta-feira (26), por um internauta da rede social Facebook, está provocando manifestações de pânico nos banhistas que frequentam a orla marítima de João Pessoa….
Nas imagens, um grupo de pescadores aparece tentando resgatar um tubarão que teria aparecido na Praia da Penha, no Litoral paraibano.
Na publicação original do vídeo, o autor Berg Lacerda comenta que as imagens foram flagradas por volta das 9h, pela visitante da praia Angra Nayara Lima. Minutos após a postagem, mais de 600 internautas já haviam compartilhado o link, muito deles fazendo referência ao medo de tomar banho nas praias pessoenses.
Angra Nayara Lima questiona aos pescadores o que tinha acontecido ao animal, no entanto, eles evitam respondê-la, ao mesmo tempo em que tentam retirar o animal da água na tentativa de cortá-lo, provavelmente, para comercialização de sua carne.
Chocados com as imagens, os internautas compararam o aparecimento do animal da orla de João Pessoa, ao ataque sofrido pela estudante Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, na última segunda-feira (22), na Praia de Boa Viagem, em Recife (PE).
Fonte: redeesgoto.blogspot.com.br/PB Acontece
Os males dos refrigerantes para nossa saúde
Os refrigerantes
Provavelmente, todos os que hoje estão neste momento lendo o texto já fizeram uso desta substância. Alguns bebem mais refrigerantes, outros menos. Certas pessoas já largaram o vício e não mais bebem esta bebida gaseificada.
O hábito de tomar refrigerante faz muito mal àsaúde, e isto não é brincadeira. Estas bebidas não alcóolicas e também não fermentadas são em sua maioria produzidas basicamente com água mineral e açúcar. Corantes são incluídos, assim como extratos de frutas, vegetais e gás carbônico.
Foi no século XVI que a fabricação de refrigerantes teve início. Nesta época eles eram feitos por farmacêuticos que, devido aos conhecimentos avançados em química, sabiam como fazer o processo.
Desde então o consumo de refrigerantes só tem aumentado. No Brasil, durante o ano de 2009, mais de 14.339.322 milhões de litros de refrigerantes foram consumidos. Esta bebida gaseificada possui em sua maioria um altíssimo teor calórico, o que provoca inúmeros males à saúde.
Crianças e adolescentes não devem ser estimulados a consumir tais substâncias. Cortar o item da compra diária no mercado é a melhor opção para manter a saúde em dia. Os males gerados pelos refrigerantes talvez só serão percebidos posteriormente. Em alguns casos tarde demais.
OS MALES DOS REFRIGERANTES
Podemos destacar de uma forma geral alguns principais males provocados pelos refrigerantes. O risco de ataques cardíacos, por exemplo, torna-se maior. Doenças hepáticas gordurosas ficam por perto, assim como a síndrome metabólica. O ganho de peso é algo que pode ser facilmente notado, além dos riscos de desenvolver uma osteoporose ou uma diabetes do tipo 2.
Engana-se quem pensa que os produtos nas versões light e zero saem ilesos das acusações. Muito pelo contrário. Eles também são perigosos para a saúde e devem ter o consumo reduzido, quando não cortado de vez.
O ATAQUE CARDÍACO E O GANHO DE PESO
O aumento no risco de ter um ataque cardíaco é talvez uma das maiores preocupações relacionadas ao consumo destas bebidas gaseificadas e não alcóolicas. Uma pesquisa realizada em Harvard apontou que a ingestão de refrigerantes açucarados todos os dias eleva em 20% os riscos de um homem vir a ter ataque cardíaco por um período de 22 anos. Quanto mais bebida era ingerida, mais aumentava o risco de ataque cardíaco.
Outro problema muito recorrente e comentado a respeito do consumo de refrigerantes envolve a questão da obesidade. O consumo destas bebidas é talvez o principal gerador da obesidade infantil, visto que crianças e adolescentes são os que mais bebem refrigerantes.
Os refrigerantes açucarados são muito ricos em calorias. O excesso destas promove o aumento da cintura e o ganho de peso de uma forma geral, ainda mais quando associado ao sedentarismo. Até mesmo os refrigerantes nas versões diet podem causar o mesmo efeito, portanto, não se engane. Corte estas bebidas do seu dia a dia e viva mais e melhor.
A SÍNDROME METABÓLICA E A DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA
Ainda que o consumo de refrigerantes não pareça estar provocando males, ele está. Algumas pessoas podem não sofrer com o aumento do peso, no entanto as bebidas açucaradas agem também no sistema cardiovascular, principalmente em mulheres.
As mulheres, quando ingerem refrigerantes, ficam mais propensas do que os homens a desenvolverem níveis exagerados de triglicérides, ou seja, de gordura no sangue. Pesquisas indicam que o consumo de pelo menos dois copos de refrigerante todos os dias tornam o indivíduo 4 vezes mais predisposto a desenvolver altos níveis de gordura no sangue. E não é só isto. A gordura acumulada passa para os órgãos. O fígado e o coração, por exemplo, sofrem, sendo que o risco de doença coronariana cardíaca fica elevado, assim como do desenvolvimento de uma diabetes do tipo 2 ou de acidente vascular cerebral, o AVC.
A OSTEOPOROSE E A DIABETES TIPO 2
Um estudo que foi realizado na Tufts University apontou os danos que a cola, presente em muitos refrigerantes, pode causar ao organismo de uma pessoa. Pesquisadores descobriram que mulheres que bebiam ao menos 3 colas todas as semanas tinham perda óssea de cerca de 4% em lugares como os quadris quando comparadas com outras que não faziam uso da substância.
Os refrigerantes que possuem cola são ricos em ácido fosfórico. Esta substância é capaz de tornar o sangue mais ácido do que o normal, fazendo com o corpo utilize o cálcio presente nos ossos para neutralizar a diferença.
Outra preocupação decorrente do consumo de refrigerantes é a diabetes do tipo 2. O fato é que a diabetes é relacionada à obesidade e ao consumo elevado de açúcar, ambos ligados a estas bebidas. Uma pesquisa com cerca de 90 mil mulheres apontou que aquelas que bebiam um ou até mais refrigerantes açucarados por dia tornavam-se 2 vezes mais propensas do que as outras que não bebiam a desenvolverem uma diabetes do tipo 2. As bebidas açucaradas, inclusive os sucos muito doces, aumentam por demais o nível de glicemia e a resistência à insulina. Tenha cuidado.
OS REFRIGERANTES ZERO E LIGHT
Ainda que estes soem menos agressivos do que os açucarados, eles também são vilões nesta história. Apesar do teor reduzido de açúcar quando falamos em bebidas ligths e do teor nulo quando falamos em bebidas zero, o nível de sódio nestas bebidas é extremamente elevado.
O consumo excessivo de sódio é tão preocupante quanto o de açúcar. Estas versões light e zero não possuem alto teor calórico, no entanto, o sódio colabora para a retenção de líquidos, deixando a pessoa inchada. Além disto, ele promove um aumento na pressão arterial, deixando o indivíduo vulnerável a doenças cardiovasculares, por exemplo.
O ideal é cortar de vez estas bebidas do dia a dia. Elas não trazem nenhum tipo de benefício à saúde, pelo contrário, somente malefícios. A água é o que há de melhor para ser consumido. Ela traz uma série de benefícios ao corpo, à pele e á saúde de uma forma geral. A ingestão de sucos naturais também deve ser estimulada, entretanto, tome cuidado com quantidades excessivas de açúcar, caso contrário, seu organismo continuará em risco.
Tipos de clareamento dental
Clareamento dental
Ter os dentes lindos, brancos e saudáveis é uma das atuais buscas de muitas pessoas. Quem não quer dar um sorriso e apresentar os dentes branquinhos e lindos? São muitas as opções para quem hoje anseia por tal tratamento, no entanto, é importante destacar que um dentista deve ser consultado antes de se dar início a um clareamento dental.É possível se comprar em lojas e em mercados produtos caseiros para clareamento. Eles são eficientes e estão ao alcance de todos nós, entretanto, um dentista deve ser antes consultado com a finalidade de verificar possíveis complicações. Além disto, apesar de eficientes, estes métodos de clareamento caseiro são mais demorados e dão resultados menos satisfatórios quando comparados aos realizados em clínicas e por especialistas.
O clareamento dental pode ser feito em qualquer pessoa de praticamente qualquer idade. No entanto, vale a pena destacar que os produtos não surtem efeito em resinas ou em porcelanas. Além disto, o processo é contra-indicado para mulheres que estejam grávidas e para pacientes que possuam problemas nas gengivas. Depois de um clareamento os dentes ficam simplesmente lindos. É algo que realmente dá um resultado e tanto. Na hora de escolher pela melhor alternativa é importante conversar com um profissional.
Tipos de clareamento dental
A grande maioria das pessoas pode ter os dentes brancos através de três técnicas distintas. Em consultórios o dentista faz, geralmente, uso de géis com efeito clareador à base de peróxido de hidrogênio a 35%, podendo ou não ser ativados com Led ou com Laser. As sessões tendem a durar em média 1 hora e são necessárias ao menos 3 delas.Já em casa é possível realizar o clareamento dental através do uso de moleiras pré-fabricadas. A pessoa coloca nesta moleira um gel clareador com peroxido de carbamida em concentrações de 10, 15 ou de 20% e dorme com ela por em média 14 noites. É também possível clarear os dentes pelo uso associado das duas técnicas. Esta terceira opção é a mais eficiente e a que promove resultados mais duradouros.
Como manter o clareamento dental
Depois de ter feito um clareamento é importante seguir à risca as orientações do dentista, de forma a fazer o efeito branco ser o mais prolongado possível. Com o passar do tempo, a exposição a certos agentes acaba diminuindo o resultado do clareamento, no entanto, algumas medidas podem ser tomadas com o intuito de reduzir este efeito indesejado.- Faça uso de cremes dentais que possuam ação branqueadora;
- Escove ou enxague os dentes sempre que consumir café ou refrigerantes que possam amarelar os dentes;
- Utilize canudos para consumir bebidas que escurecem os dentes;
- Evite fumar ou beber café.
FONTE: www.saudemedicina.com/tipos-de-clareamento-dental
Novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 começam a circular na segunda-feira
O Banco Central (BC) comunicou, há pouco, que entram em circulação na segunda-feira (29) as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5, da Segunda Família de Cédulas do Real.
De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de cinco segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.
Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d'água, o "quebra cabeças", no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.
Em julho de 2012 entraram em circulação as notas de R$ 10 e R$ 20, que devem ser completamente trocadas até meados de 2014. As primeiras cédulas da nova família a entrar em circulação foram as de R$ 50 e R$ 100.
FONTE: Brasilia Videos
De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de cinco segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.
Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d'água, o "quebra cabeças", no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.
Em julho de 2012 entraram em circulação as notas de R$ 10 e R$ 20, que devem ser completamente trocadas até meados de 2014. As primeiras cédulas da nova família a entrar em circulação foram as de R$ 50 e R$ 100.
FONTE: Brasilia Videos
24 de julho de 2013
Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo
O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife. A filha do músico, Liv Moraes, confirmou nesta segunda-feira (22) que o cantor havia voltado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque o estado de saúde dele tinha piorado.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco 'Forró no Escuro' quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no fim de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”.
Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”
Fonte: multinet-informativo.blogspot.com.br
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE
Por Fernando Oliveira
Desenvolvedores: Rafael Soares e Thiago Bittencourt
Edição: Gustavo Miller
FONTE: g1.globo.com/pernambuco/musica/Relembre a carreira de Dominguinhos
Neném do Acordeon
Eu nasci com um bocado de irmãos, éramos 16 , minha mãe, meu pai. Naquela
época era tudo muito difícil, meio parecido com hoje em dia ainda, mas hoje
temos mais coisas"
12/2/1941
Nasce José Domingos de Morais, em Garanhuns, no agreste pernambucano. É filho de mestre Chicão, tocador e afinador de sanfonas de oito baixos (como Januário, pai de Gonzaga)+
Ainda criança, toca triângulo com os irmãos no grupo Os Três Pinguins,
formado por Moraes (sanfona) e Valdomiro (zabumba). Neném do Acordeon é seu
apelido de infância
1949
Aos 7 anos, conhece Luiz Gonzaga enquanto toca na frente do hotel em que este estava hospedado, em Garanhuns. O Rei do Baião promete uma sanfona de presente ao garoto se um dia ele fosse ao Rio de Janeiro
Fotos: Reprodução/Globo News; Acervo pessoal/Paulo
Vandeley
Nasce Dominguinhos
Meu pai quis ir imediatamente pra casa de Gonzaga... Deu 2 minutos e ele
pegou uma sanfona de 80 baixos e a entregou. Tudo que a gente queria na vida era
uma sanfona"
1954
Muda-se para o Rio acompanhado do pai e de um dos irmãos. Radicado no
subúrbio de Nilópolis, aprende outros estilos para tocar em casas noturnas da
cidade, em especial o chorinho
1957
Aos 16 anos, é apadrinhado por Gonzaga, que o chama de seu 'herdeiro artístico'. Gonzagão ainda lhe daria depois o apelido que o tornaria famoso no Brasil. No mesmo ano, faz sua primeira gravação profissional ao tocar sanfona na música 'Moça de feira', em álbum de Luiz Gonzaga1958
Aos 17 anos, casa com Janete, sua primeira mulher. Com ela tem os filhos
Mauro e Madeleine
Fotos: Acervo pessoal/Paulo Vandeley
Trio Nordestino e Anastácia
Diziam que o Gonzaga tem voz de cana rachada. Aquele negão, de chapéu de
couro, de alpercata, de gibão, tocando sanfona, era uma afronta dançando xaxado,
aquelas coisas todas"
1958
Forma, ao lado de Zito Borborema e Miudinho, o grupo de forró Trio
Nordestino. Nos anos seguintes, interessa-se por outros gêneros, como o samba, a
gafieira e o bolero
1965
É convidado por Pedro Sertanejo a gravar na gravadora Cantagalo, um disco que
tinha como alvo os imigrantes nordestinos que viviam no Rio
Fotos: Site oficial, Cedoc/FPA
1967
De volta aos xotes e baiões, integra excursão de Gonzagão no nordeste, dividindo-se entre sanfoneiro e motorista (Dominguinhos, aliás, tinha medo de avião). Nesta turnê, conhece a cantora pernambucana Anastácia, sua futura esposa e coautora de mais 200 cançõesXodó baiano
Acho que muita gente enche a minha bola, mas tem muita gente tocando. Eu sou
hoje em dia um veterano do instrumento, aí todo mundo respeita, todo mundo tem
carinho"
1972
A convite do empresário Guilherme Araújo, acompanha Gal Costa no show
'Índia'. No ano seguinte, Gil grava 'Eu só quero um xodó', hit que depois
ganharia mais de 250 regravações
1975
Participa da turnê de 'Refazenda' de Gilberto Gil, que também grava 'Tenho sede'. Passa a colaborar com mais frequência com o universo da MPB (vide foto com Nara Leão). Em 1979, compõe com o poeta Manduka 'Quem me levará sou eu', vencedor do Festival da TV Tupi
Fotos: Site oficial; Wellington Budim dos Reis/Folhapress;
Divulgação
1985
Emplaca duas músicas na novela 'Roque Santeiro': 'De volta pro meu
aconchego', e 'Isso aqui tá bom demais', assinada junto com Nando
Cordel
Invasão do forró universitário
O sanfoneiro ficou abafado e acabou se transformando num base, foi
substituído pela guitarra. O sanfoneiro, hoje em dia, não toca. Quando faz
muito, é uma introdução"
1990
Durante a década inteira, Dominguinhos lança um álbum por ano. Durante esses
dez anos, mostrou-se crítico ao forró universitário e eletrônico – chamando este
último de 'descartável'
1997
Assina as canções do filme 'O cangaceiro', de Anibal Massaini Neto. Ele também participa cantando as músicas de Zé do Norte, presente no longa original de 19531999
Dez anos depois da morte de Luiz Gonzaga, grava o disco 'Você vai ver o que é bom', que traz uma música inédita do compositor Zé Dantas (parceiro de Gonzagão)
Fotos: Edu Garcia/Estadão Conteúdo; Luna Markman/G1
100 anos de Gonzagão
Se eu comprei uma casa, criei três filhos, tudo foi a sanfoninha. Como
sanfoneiro, tive oportunidade de trabalhar com muita gente boa"
2002
O CD 'Chegando de mansinho' dá a Dominguinhos seu primeiro Grammy Latino (é premiado novamente em 2010, por 'Iluminado')2004/2007
Inicia temporada de shows com Elba Ramalho, que rende um CD. Em 2007, inicia
uma parceria com o violonista gaúcho Yamandu Costa, que vira depois dois álbuns
e um DVD
Fotos: João Cordeiro Jr./Folhapress, José Patrício/Estadão
Conteúdo
2012
É figura atuante nas comemorações de 100 anos de Luiz Gonzaga, apesar dos problemas de saúde agravados por um câncer de pulmão. No final do ano, chega a ser internado em RecifeCréditos
Infografia: Daniel Roda, Dalton Soares, Elvis Martuchelli e Leo AragãoDesenvolvedores: Rafael Soares e Thiago Bittencourt
Edição: Gustavo Miller
Assinar:
Postagens (Atom)
DELICIA GELADO DE ABACAXI
SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai
-
INFORMAÇÕES DO SOFTWARE Idioma : Português Legenda : Indisponível Tamanho : 16,33 MB Formato : RAR Nº de mídias : 1 CD Nome : Sistema In...
-
INFORMAÇÕES DO CD Áudio : Português Legenda : Indisponível Tamanho : 49 a 79 MB Cada Formato : RAR/MP3 Nº de mídias : 1 CD Nome : Leandr...
-
Pressão, estresse, acúmulo de funções e solidão estão entre os motivos que motivam as mulheres a beber A porc...