26 de junho de 2013

Com receio de confronto, PM retira estaca de plantas da Esplanada

Protesto previsto para esta tarde deve reunir 40 mil pessoas, avalia PM.
Grupo pede que manifestantes fotografem eventuais casos de depredação.


A Polícia Militar do Distrito Federal iniciou na manhã desta quarta-feira (26) a remoção de estacas de árvores plantadas no gramado central da Esplanada dos Ministérios. O objetivo é evitar que manifestantes usem os pedaços de madeira como armas contra a polícia na manifestação prevista para ocorrer nesta tarde em Brasília.
Policiais retiram estacas de planta no gramado da Esplanada dos Ministérios na manhã desta quarta-feira (26) (Foto: Maria Angélica Oliveira/G1)Policiais retiram estacas de planta no gramado da Esplanada dos Ministérios na manhã desta quarta-feira (26) (Foto: Maria Angélica Oliveira/G1)
A remoção era feita por três policiais, que colocavam as estacas em um furgão da PM. O trabalho era feito no trecho entre o Congresso Nacional e a rodoviária do Plano Piloto. A partir do meio-dia, a esplanada vai ser fechada para o trânsito.
Em frente ao Congresso, servidores do Senado recolhem pedras do gramado para que também não sejam usadas pelos manifestantes em eventuais confrontos com a polícia. Refletores do Congresso também foram virados para o gramado em frente ao edifício, para iluminar a área que é ocupada pelos manifestantes nos protestos.
A polícia informou que não vai tolerar agressões e provocações de manifestantes no protesto desta quarta.  A PM vai revistar todos os manifestantes com bolsas e sacolas que chegarem à barreira de policiais.
“Iremos fazer revistas ali nas proximidades da rodoviária, como também no metrô. Estamos organizados para fazer o controle", disse pela manhã o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. "Aquelas pessoas que, porventura, estejam pensando em levar artefatos, coquetel molotov, e colocar em risco a segurança dos manifestantes e dos policiais, pode ter certeza que estarão sujeitas sim a serem abordadas por policiais.”
A Marcha do Vinagre, um dos grupos que organiza o protesto desta quarta-feira, pediu aos manifestantes que forem à Esplanada que tirem fotos de pessoas que participem de atos de vandalismo e encaminhe as imagens à polícia.
Servidor do Senado recolhe pedras do gramado em frente ao Congresso para evitar que sejam usadas em eventuais confrontos no protesto desta quarta (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Servidor do Senado recolhe pedras do gramado em frente ao Congresso para evitar que sejam usadas em eventuais confrontos no protesto desta quarta (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
“Nós estamos com carro de som para ajudar, para orientar os manifestantes que se tiver ato de vandalismo é para se sentar para a polícia conseguir identificar mais facilmente. Está sendo espalhado na internet  que se alguém vir vândalo é para tirar foto para ficar mais fácil, que é para mandar para a polícia. A gente quer apenas mostrar o que a gente quer, não quer que patrimônio público seja depredado”, disse a jornalista Georgiana Calimeris, que faz assessoria para a marcha.

FONTE: Do G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai