A produção do leite materno começa antes mesmo do nascimento do bebê. Durante o processo da gestação, a placenta estimula a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona, que dão início ao desenvolvimento do sistema biológico da lactação.
Com a gravidez, as glândulas mamárias são estimuladas e os tecidos das mamas dobram de tamanho.
As células adiposas e o tecido glandular ganham uma rede de canais, os chamados ductos, que se dividem em canais menores. As mamas também possuem alvéolos, onde o leite é produzido.
Os alvéolos são rodeados por músculos que pressionam as glândulas e empurram o leite para os ductos. Esse sistema de distribuição do leite já está pronto a partir do sexto mês de gestação.
Apesar do leite estar em constante produção, é a partir do segundo dia após o nascimento do bebê que o leite passa a jorrar em grande quantidade. Esse período é chamado lactogênese e o hormônio prolactina avisa o corpo que é hora de produzir mais leite.
O leite dos primeiros dias de amamentação é chamado colostro, uma substância viscosa e rica em proteínas e anticorpos. O leite materno supre todas as necessidades do bebê, por isso a importância da amamentação do nascimento aos dois anos de vida do bebê.
FONTE: BLG
Nenhum comentário:
Postar um comentário