A partir de janeiro de 2014 a carteira de motorista terá seu preço elevado devido à implementação obrigatória de um simulador de autoescola nos Centros de Formação de Condutores. O objetivo desse aparelho é preparar os futuros motoristas para enfrentar o trânsito e se saber como encarar as adversidades e problemas cotidianos.
Pelo preço do equipamento, que custa praticamente 40 mil reais, e pelo fato das “auto-escolas” terem que obrigatoriamente oferecer o simulador ao aluno, o valor da carteira que atualmente é de R$ 840 reais, deverá passar para R$ 1090.
Após a prova teórica, o aluno passará pelo carro teste antes de encarar realmente as ruas. A aula no simulador tem a duração de 30 minutos e pode ser realizado até três vezes ao dia/aula. Ele funciona como um carro de verdade e cria 26 situações distintas numa estrada como chuva, neblina, ambiente urbano, noturno e outros.
A empresária Bethânia Amorim fala que essa etapa se faz importante para que o aluno se prepare melhor antes de encarar a rua e o trânsito complicado de Maceió.
De acordo com o fabricante, 30 máquinas já estão em funcionamento pelo país e a eficácia do equipamento é comprovada quando o aluno termina as simulações que faz com que ele saiba exatamente como agir em diferentes situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário