O Instituto Nacional do Câncer nos Estados
Unidos acompanhou 400 mil pessoas durante 13 anos e descobriu o seguinte: quem
toma pelo menos três xícaras de café por dia reduz em até 15% o risco de morrer
por causa de um AVC, de diabetes, doenças do coração ou respiratórias.
Quem entende de café diz que a lista de benefícios é longa. “Aumento de atenção e em decorrência disso, aumento de memória, melhor qualidade de aprendizado, sensação de energia maior e melhor performance no exercício físico. O café descafeinado é recomendado para pessoas que tem insônia, pessoas agitadas ou ansiosas, pessoas com hipertensão, problemas do coração e também gestantes”, diz Adriana Farah, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Café da UFRJ.
O Inmetro decidiu avaliar a qualidade dos produtos descafeinados no Brasil. Para isso, selecionou três marcas de café solúvel, 11 de café torrado e moído e seis marcas de chá, que garantem ter apenas traços de cafeína.
Quem entende de café diz que a lista de benefícios é longa. “Aumento de atenção e em decorrência disso, aumento de memória, melhor qualidade de aprendizado, sensação de energia maior e melhor performance no exercício físico. O café descafeinado é recomendado para pessoas que tem insônia, pessoas agitadas ou ansiosas, pessoas com hipertensão, problemas do coração e também gestantes”, diz Adriana Farah, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Café da UFRJ.
O Inmetro decidiu avaliar a qualidade dos produtos descafeinados no Brasil. Para isso, selecionou três marcas de café solúvel, 11 de café torrado e moído e seis marcas de chá, que garantem ter apenas traços de cafeína.
Das 20 marcas avaliadas, quatro apresentaram mais cafeína do que o máximo
recomendado. Os chás descafeinados Clipper e Celestial e os cafés descafeinados
Coffee Berg e Pelé.
“Isso significa enganar o consumidor, já que esse cidadão está consumindo esse café, normalmente mais caro do que os tradicionais, na ilusão de que ele é descafeinado, mas ele não é”, afirma Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.
“Isso significa enganar o consumidor, já que esse cidadão está consumindo esse café, normalmente mais caro do que os tradicionais, na ilusão de que ele é descafeinado, mas ele não é”, afirma Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.
FONTE: G1/ FANTÁSTICO - 12-08-12
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