5 de agosto de 2015

Os direitos da Gestante

Todos nós temos direitos e deveres e isso é um fato. A gestante também tem seu papel previsto em nossa sociedade e, como tal, tem seus deveres (cuidar de sua saúde para garantir o bem estar da criança que está para nascer) e também seus direitos garantidos por lei, como os direitos da gestante no trabalho, o auxílio maternidade e outros direitos de uma gestante.
Nas linhas de nossa Constituição Federal há uma parte que afirma que a saúde é um direito de todos nós, brasileiros, independente de cor, credo ou opção sexual. Mas acontece que muitas vezes esse direito é abertamente desrespeitado, e muitas vezes a falta de assistência médica acontece porque as pessoas desconhecem seus direitos. Há muitas coisas que uma grávida deve saber.

Cartilha Direitos da Gestante

A enfermeira obstetra Luciana Magnoni Reberte, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), a partir de uma pesquisa patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criou uma cartilha baseada nas dúvidas mais comuns das gestantes. O documento foi vencedor da oitava edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde. Gratuita, a cartilha tem como objetivo desmistificar as principais dúvidas relativas à gravidez e, assim, garantir um parto seguro para a gestante.
Conheça os direitos da gestante à informação
Elaborada em 2010, a cartilha "Celebrando a Vida" foi feita com a ajuda de oito gestantes e quatro futuros pais. O grupo apresentou diversos questionamentos, que iam desde perguntas sobre alimentação a preocupações mais específicas com a saúde do bebê. Como foi constatado pela enfermeira que não havia nenhuma publicação gratuita totalmente voltada para o esclarecimento de dúvidas das gestantes, a cartilha foi construída e aprovada por profissionais da área da saúde e por mais um grupo de gestantes.
“Muitas vezes, vi que as mulheres chegavam até mesmo à fase da amamentação sem ter tido nenhuma informação prévia sobre isso. Nem todas as gestantes têm acesso a informações e possuem alta escolaridade. Mas mesmo as que têm costumam ficar cheias de dúvidas. A gestante acaba não tendo abertura para fazer perguntas e, às vezes, o médico acha que ela já sabe tudo”, conta Luciana.
A cartilha de Luciana demonstra que os profissionais de saúde muitas vezes desconhecem o grau de informação das suas pacientes, que muitas vezes não sabem nem se o pai da criança pode acompanhar o parto, se a barriga volta ao normal depois do parto, além de dúvidas cotidianas relativas à amamentação, banho do bebê, consultas médicas e outros.
Acima de tudo, a grávida deve saber que tem direito à informação, e que nesse momento ela também tem o direito de ter todas as suas dúvidas esclarecidas pelo seu médico.
Para acessar a cartilha "Celebrando a Vida", clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai