Não adianta esconder, as ruas mostram que os homens são mais propensos a perder o seu cabelo do que as mulheres, principalmente devido à calvície de padrão masculino.Mas a queda de cabelo e perda de cabelo são também comuns em mulheres. Os motivos podem ser os mais variados possíveis, desde problemas temporários até complicações de saúde.Mas existem casos de tratar, e principalmente a forma como eu recuperei meus cabelos, mas isso fica para mais tarde!Aqui estão algumas razões comuns e não tão comuns por que você pode estar vendo menos cabelo em sua cabeça
#2 – Gravidez
#1 – O estresse físico - Qualquer tipo de trauma, um acidente de carro, ou uma doença grave, até mesmo a gripe pode causar queda de cabelo temporária. O cabelo tem um ciclo de vida: a fase de crescimento, fase de repouso e fase derramamento.
Quando você tem um evento muito estressante, pode chocar o ciclo do cabelo, (empurrando) mais cabelo para a fase de derramamento.
A perda de cabelo, muitas vezes torna-se perceptível de três a seis meses após o trauma.
|
A gravidez é um exemplo do tipo de stress físico que pode causar a perda de cabelo. Perda de cabelo relacionados com a gravidez é mais comum após o parto.
“A gestação é bastante traumático para a mulher”, diz Dr. Glaucia Moraes
#3 – Excesso de vitamina A
Acredite, o excesso de vitaminas também pode fazer mal! Avitamina A em excesso provoca queda de cabelo. A dose diária recomendada é de 5000 UI (unidade internacional).
#4 – A falta de proteínas
Uma dieta com pouca proteína também pode fazer você perder o cabelo. Por isso, muitas pessoas costumam perder cabelo durante algumas dietas. Normalmente os cabelos começam a cair após uns 2 a 5 meses de baixa nível proteíco no organismo.
#5 – Calvície masculina clássica
Cerca de dois em cada três homens experiência queda de cabelo por 60 anos, e na maioria das vezes é devido a calvície masculina. Este tipo de perda de cabelo, causada por uma combinação de genes e hormônios sexuais masculinos, geralmente segue um padrão clássico em que o cabelo nas têmporas recua, deixando uma linha fina em forma de M.
#6 – Genética
Sim ela existe! Avós, pais e filhos carecas não são mera coincidência. Os fatores genéticos pesam herança e também nos fios. Seu pai é careca, é certeza qeu você também será, a resposta é não.
#7 – Desequilíbrio Hormonal Feminina
Nas mulheres existem vários períodos da vida em que podem ocorrer desequilíbrios hormonais, que consequentemente podem provocar a queda de cabelo.
Já falei antes sobre a gravidez, que além de ser um stress em grande parte das vezes também pode apresentar variação hormonal.
Existe ainda o período de menopausa.
O que ocorre fisiologicamente é que os fios tendem a ficar mais finos, enfraquecerem e cairem.
#8 – O estresse emocional
Falamos antes do estresse físico, que pode ser ocasionado por alguma trauma físico, mas também existe o estresse emocional, que a princípio é mais difícil de provocar a queda de cabelo do que o estresse físico.
Situações de muita tensão, estresse prolongado no trabalho, um divórcio, enfim são situações em que podem ocorrer queda de cabelo.
#9 – Anemia
Quase uma em cada 10 mulheres com idade entre 20 a 49 sofre de anemia devido a uma deficiência de ferro (o tipo mais comum de anemia), que é uma causa facilmente solucionáveis de perda de cabelo. Faça um exame de sangue para determinar com certeza se você tem este tipo de anemia.
#10 – Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é o termo médico para ter uma hipoatividade da tireóide. Esta pequena glândula localizada no pescoço produz hormônios que são essenciais para o metabolismo, bem como o crescimento e desenvolvimento e, quando ele não está bombeando hormônios suficientes, pode contribuir para a perda de cabelo.
#11 – A deficiência de vitamina B
Embora seja uma situação mais difícil de acontecer, pouca vitamina B no organismo por provocar a queda de cabelo!
#12 – Lúpus
Doenças como lúpus também podem causar a perda de cabelo.
#13 – Perda de peso dramática
Uma perda de peso muito rápida é uma forma de trauma físico que pode resultar em queda de cabelo. Isso pode acontecer mesmo se a perda de peso é, em última análise bom para você. É possível que a própria perda de peso está forçando seu corpo ou que não comer direito pode resultar em deficiências de vitaminas ou minerais. A perda de cabelo, juntamente com a perda de peso muito agressiva, pode também ser um sinal de um distúrbio alimentar tais como anorexia ou bulimia.
#14 – quimioterapia
Alguns dos medicamentos usados para derrotar o câncer, infelizmente, também pode fazer com que o cabelo caia para fora.
“A quimioterapia é como uma bomba nuclear”
Destrói as células malignas e também as belignas.
#15 – Síndrome dos ovários policísticos
Síndrome dos ovários policísticos (SOP) é outro desequilíbrio nos hormônios sexuais masculinos e femininos. Um excesso de andrógenos pode levar a cistos ovarianos, ganho de peso, um maior risco de diabetes, alterações no seu período menstrual, infertilidade, assim como a queda de cabelo. Porque hormônios masculinos estão sobre-representados na SOP, as mulheres também podem experimentar mais pêlos no rosto e no corpo.
#16 – Antidepressivos, diluentes de sangue, e outros
Certas outras classes de medicamentos podem também promover a perda de cabelo. Mais comum entre eles estão certos diluentes de sangue e as drogas de pressão arterial conhecidas como beta-bloqueadores. Outros medicamentos que podem causar queda de cabelo incluem metotrexato (usada para tratar doenças reumáticas e algumas doenças da pele), lítio (para o transtorno bipolar), medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), incluindo o ibuprofeno, e possivelmente antidepressivos.
#17 – Dreadlocks
Aqueles cortes ou melhor aqueles cabelos enrolados que principalmentes os seguidores de bob marley usam, podem causar queda de cabelo. Já que prejudica a limpeza e oxigenação do couro cabeludo.
#18 – Idade
Não é raro ver a perda de cabelo ou enfraquecimento do cabelo em homens e mulheres que entram seus 50 e 60. Especialistas não tem certeza por que isso acontece.
#19 – Os esteróides anabolizantes
Se você toma esteróides anabolizantes, dentre diversos efeitos colaterais, a queda de cabelos também é um sintoma comum.
#20 – tricotilomania
Tricotilomania, classificado como um “transtorno do controle dos impulsos,” leva as pessoas a compulsivamente puxar seu cabelo para fora. “É como uma espécie de tique, a pessoa está constantemente jogando e puxando seus cabelos,” Infelizmente, este jogo constante puxando o cabelo, pode realmente tira a cabeça de sua proteção natural: cabelo. Tricotilomania muitas vezes começa antes da idade de 17 e é quatro vezes mais comum em mulheres que em homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário