A ideia é ampliar e atingir mais gente, mesmo num momento de orçamento apertado e os produtores serão chamados para apresentar suas propostas, adiantou o secretário de Política Agrícola na abertura do 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio
São Paulo - O secretário de Política do Ministério da Agricultura, André Nassar, informou nesta segunda-feira (3), que o governo está "promovendo mudanças" no seguro rural para produtores de soja. "A ideia é ampliar e atingir mais gente, mesmo num momento de orçamento apertado. Os produtores serão chamados para apresentar suas propostas", disse ele, durante a cerimônia de abertura do 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio (Abag), em São Paulo.
O novo modelo de seguro rural em estudo pelo governo permitirá que federações, cooperativas e demais entidades do agronegócio gerenciem os recursos destinados à subvenção. "Hoje é diferente; hoje é a seguradora que vai até o produtor", acrescentou ele em conversa com os jornalistas durante o evento.
A expectativa é de que esse modelo, inicialmente voltado apenas para produtores de soja, seja aprovado e tornado público ainda nesta semana. Conforme Nassar, a ideia é elevar a competitividade no seguro rural, além de ampliá-lo, com as seguradoras fazendo cálculos de risco mais certeiros. "Analisaremos as carteiras que recebermos e as aprovadas terão subvenção. Ao abrir a concorrência, o custo será reduzido", acrescentou o secretário.
Nassar representou a ministra Kátia Abreu, que nesta segunda (3) participa do Seminário Nacional de Ovinocultura, em Aliança do Tocantins (TO). Ele afirmou que o ministério concentrará atenção na distribuição de recursos para defesa agropecuária, conforme já informado pela ministra Kátia Abreu na semana passada durante o Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura (SIAV), também realizado em São Paulo. "Nada será cortado na defesa agropecuária", garantiu. A pasta sofreu recentemente um corte de quase R$ 300 milhões em seu orçamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário