10 de fevereiro de 2015

Convênio não é liberado e hospital pronto há dois anos segue fechado

Unidade deveria operar em parceria com a prefeitura de Caldas Novas, GO.
Enquanto isso, pacientes precisam viajar até 100 km para fazer hemodiálise.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Hospital pronto há dois anos não tem autorização para funcionar, em Caldas Novas Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Hospital está pronto desde 2013, em Caldas Novas
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Pronto desde 2013, o Hospital dos Rins deCaldas Novas, no sul de Goiás, segue fechado por não ter autorização para funcionar. A unidade foi construída pela iniciativa privada para operar por meio de uma parceria com a prefeitura, mas, segundo a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde não autorizou o convênio até o momento.
Com 4 mil metros quadrados de área construída, as cadeiras na recepção do hospital nunca tiveram o plástico retirado. A unidade possui 20 máquinas para hemodiálise. Para que não estraguem, diariamente uma funcionária precisa ligar as máquinas, mas é água e não sangue o que circula pelos equipamentos.
Para a aposentada Eva Maria Pereira, a situação representa um descaso com os pacientes: “É doloroso o tratamento. Essas viagens que nós fazemos, nós não temos carro apropriado para ir, cada dia a gente vai em um carro pior. É um descaso com a população que necessita desse tratamento”, lamenta.
Enquanto isso, cerca de 50 pacientes que necessitam do tratamento chegam a se deslocar mais de 100 quilômetros até Catalão para passar pela hemodiálise. “São três vezes por semana, saímos daqui às 9h e retornamos às 19h, 19h30. É muito cansativa essa viagem, já ficamos quatro horas na máquina [de hemodiálise] e é muito cansativo”, afirma o porteiro Itamar Cruz.
A situação revolta os pacientes, como o aposentado José Mauro Melo. “Todo mundo precisa desse tratamento aqui em Caldas. Ninguém estava fazendo por esporte, por lazer. É para viver, para sobreviver, porque sem esse tratamento a gente morre."
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que o processo referente à habilitação do serviço está sendo analisado, mas não informou se há uma data prevista para que o convênio seja assinado.
Hospital pronto há dois anos não tem autorização para funcionar, em Caldas Novas Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Máquinas de hemodiálise seguem sem uso (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Fonte: http://g1.globo.com/goias/Hospital pronto há dois anos segue fechado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai