Yolanda Fordelone
É possível verificar no site da Boa Vista se
há alguma inadimplência em seu CPF
Foto: Thiago Teixeira
Especialistas no campo financeiro costumam dizer que
não é incorreto contrair dívidas ao longo da vida. O perigo reside em assumir
compromissos que se tornam impagáveis e acabam por sujar o nome do consumidor.
Mesmo em casos extremos, sempre há uma solução. Além de se reeducar
financeiramente (revendo o orçamento, os gastos que podem ser cortados e os
hábitos de consumo), o consumidor pode limpar o nome com algumas dicas reunidas
pelo Procon-SP e Serasa Experian.
Vale lembrar que antes de qualquer medida o
consumidor pode verificar gratuitamente pela internet se o CPF está sujo na
praça. A Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao
Crédito), abriu esse serviço ao consumidor em seu site. Veja abaixo o procedimento para limpar
o nome dos cadastros de inadimplentes.
1) Em casos de renegociação ou
quitação da dívida, mantenha tudo documentado e providencie a
regularização da situação perante os cadastros de inadimplentes.
2) Se houve a emissão de um cheque sem
fundo, é necessário procurar o credor, pagar a dívida e solicitar a ele
a devolução do cheque. Se o cheque tiver sido extraviado o credor deve emitir
uma carta de anuência, indica o Procon-SP.
3) Vá ao banco e apresente o cheque ou a carta de
anuência (com firma reconhecida e uma Certidão Negativa de Protestos). Seu nome
deve ser retirado do cadastro de emitentes de cheque sem fundos
(CCF).
4) Em casos de título protestado em
cartório, antes de tudo é necessário ir ao ao cartório e solicitar uma
certidão para saber quem protestou o título. Após pagar o credor, peça uma
declaração que comprove a quitação e autorize o cancelamento do protesto, vá ao
cartório e providencie o cancelamento.
5) Se a dívida chegou a Serasa
Experian, a instituição envia um comunicado ao consumidor. No site é possível ter acesso às informações
referentes ao débito e aos canais de atendimento disponibilizados pelas empresas
para negociar os atrasos de pagamento. Segundo a Serasa, o código de acesso está
disponível no comunicado enviado ao consumidor e tem validade de 30 dias.
Caso a dívida não seja quitada nesse período, as
informações sobre essa pendência irão para o banco de dados e poderão ser
consultadas por bancos, financeiras, lojistas e outras empresas que utilizam
nossos serviços. Para limpar o nome, é preciso procurar o credor para pagar a
dívida. Após a quitação da dívida ou pagamento da primeira parcela do acordo, o
credor deverá enviar uma notificação solicitando a exclusão do nome do cadastro
de inadimplentes.
fonte:http://economia.estadao.com.br/
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