17 de maio de 2013

Defesa Civil do Recife registra 173 ocorrências por causa da chuva

Duas pessoas ficaram levemente feridas em um delizamento de barreira.Chamados pediam colocação de lonas e informavam queda de árvores.

Duas pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (17) por causa de um deslizamento de barreira no Barro, na Zona Oeste do Recife. Deslizamentos ocorreram também no Córrego José Grande, em Nova Descoberta, e no Ibura, Zona Sul do Recife. Esses deslizamentos fazem partes das 173 ocorrências registradas pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, até o começo da tarde desta sexta. Os chamados envolviam solicitação de colocação de lonas, deslizamentos, pedidos de vistorias e quedas de árvores. Equipes da Defesa Civil estão em campo para analisar os casos.
Na Avenida Conde da Boa Vista, mais transtornos (Foto: Genival Paparazzi/Parceiro/Agência O Globo)Na Avenida Conde da Boa Vista, mais transtornos (Foto: Genival Paparazzi/Parceiro/Agência O Globo)
A manhã no Recife foi de caos por causa da chuva: ruas e avenidas tomadas pela água, uma estação de metrô alagada, serviços e atendimentos suspensos e uma fila de duas horas para motoristas que não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho. A Defesa Civil e a Celpe também receberam denúncias de deslizamentos e falta de energia.
O pluviômetro da sede da Defesa Civil no Recife registrou 145,7 mm de precipitação entre as 20h de quinta-feira e as 12h de sexta. De acordo com o gerente de Meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Patrice Oliveira, os transtornos causados pelas chuvas foram agravados por causa da maré alta. "Infelizmente, além da intensidade de chuvas durante esse período, tivemos a maré muito alta. O pico chegou a 1,8m por volta das 9h, o que contribuiu para o somatório e alagou toda a cidade”, disse Patrice.
O gerente explica, ainda, que a quantidade de chuva na Região Metropolitana do Recife nesta manhã representa cerca de 45% do previsto para todo o mês de maio. “Em um mês, geralmente chove cerca de 300 mm. Acreditamos que a chuva vai continuar nesse final de semana e durante os próximos dias de maio, junho e julho, porque é o período chuvoso da região”, concluiu Patrice.
Rua Marechal Rondon, em Casa Forte, no Recife (Foto: Roberta Rêgo / G1)
Rua Marechal Rondon, em Casa Forte, ficou alagada (Foto: Roberta Rêgo / G1)
FONTE: Do G1 PE/Chuva forte no Recife

veja mais:

As chuvas que atingem o Grande Recife desde a madrugada desta sexta-feira (17) só devem cessar na manhã do sábado (18). De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Roni Guedes, da noite da quinta-feira (16) até as 9h desta sexta, o Recife registrou precipitação de 140 mm, o que equivale a 40% do total previsto para o mês inteiro de maio. “Toda a Região Metropolitana registrou chuva acima de 30 mm, que é considerada forte. Paulista teve 52 mm, Igarassu 42 mm e Camaragibe, 60 mm, por exemplo”, afirma.

Segundo Guedes, o sistema que provocou a chuva, chamado de onda de leste, vem perdendo força. A previsão é que o tempo permaneça nublado com chuva contínua e fraca durante toda a sexta-feira. “O pior já passou, os acumulados tendem a ser menores. Mas o sistema só deve desaparecer amanhã pela manhã”.

Outro ponto observado pelo meteorologista é que esse núcleo de nebulosidade provoca chuva em toda a faixa litorânea do estado, mas não tem energia para entrar no continente. “No Agreste não choveu quase nada”, frisa.

Veja algumas fotos do caos que a chuva provocou no Recife:
Carro boiando em rua no Centro do RecifeMarjones Pinheiro / TV Globo
Rua Jerônimo de Albuquerque, em Casa Forte, no RecifeRoberta Rêgo / G1
Estação de metrô Joana Bezerra, no Recife, está alagadaAntônio Henrique / TV Globo

Alagamento no entorno do fórum que fica no bairro da Joana Bezerra, no RecifeMarjones Pinheiro / TV Globo
Praça Sérgio Loreto, no RecifeMarjones Pinheiro / TV Globo

Jacaré é encontrado em alagamento na avenida Caxangá

Além da chuva e do alagamento que que atingi a Região Metropolitana do Recife, as pessoas precisam tomar cuidado para não morrer afogadas ou levar uma mordida de jacaré na Avenida Caxangá. Acharam um por lá. Veja a foto!

Foto: Nielson José
Fonte: pemais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai