10 de janeiro de 2013

Os alimentos que não podem faltar no prato das crianças


Hora da papinha

Está provado: uma alimentação nutritiva nos dois primeiros anos ajuda a prevenir problemas na vida adulta, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, além de evitar alergias e obesidade. 

Macarrão

O macarrão, assim como o arroz, a batata, a mandioca, o inhame e o cará, faz parte do grupo de alimentos chamados de carboidratos, usados como combustível pelo organismo. Vêm dele as calorias necessárias para sustentar todos os processos metabólicos.

Milho

O milho participa do grupo das gorduras, que conta também com alimentos como o abacate, o grão-de-bico e a soja. Além de fonte de energia, as gorduras são importantes para a formação do sistema nervoso e a absorção das vitaminas A e D .
        

Ovo

Ao lado das carnes, do grão-de-bico e da soja, o ovo compõe o grupo das proteínas. Sua missão é fornecer aminoácidos, os "tijolinhos" que constituem as células de todos tecidos e órgãos do organismo e respondem pela renovação da pele, dos músculos e dos ossos. As proteínas de origem animal são as mais completas...

Brócolis

Brócolis são uma boa fonte de cálcio, junto, claro, dos laticínios, como leite, iogurte e queijo, que são os alimentos mais ricos nesse mineral fundamental para a constituição de ossos e dentes.

Carne vermelha

As carnes vermelhas são a principal fonte de ferro para o organismo. O ferro participa da formação das células vermelhas do sangue, que transportam oxigênio para as células. Sua carência causa anemia. Verduras de folhas escuras, como agrião e couve, também fornecem o mineral.
    

Cenoura

A cenoura tem vitamina A, que é indispensável para a saúde dos olhos e o fortalecimento do sistema imunológico. Outras boas fontes de vitamina A são: beterraba, mamão, abóbora, brócolis, espinafre e ovo.
    

Banana

A banana traz vitaminas do complexo B, que atuam na saúde do sistema nervoso, da pele, dos olhos e dos cabelos e exercem importante papel na absorção de outros nutrientes. Boas fontes também: espinafre, brócolis, rúcula, almeirão, abacate, abacaxi, soja, gema de ovo e cogumelos.

Laranja

A laranja oferece vitamina C, que é antioxidante e aumenta a resistência do organismo contra infecções. Além dela, as crianças também podem consumir goiaba, pimentão, acerola e todas as frutas cítricas, como maracujá, tangerina etc.
Fotos: Getty Images

   

Mais sabor

Clique aqui e confira receitas divertidas, fáceis de preparar e ricas em nutrientes, que ajudarão no desenvolvimento do seu filho, contribuindo para uma alimentação supersaudável
Foto: Pedro Rubens
FONTE:mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai