18 de dezembro de 2012

A partir de 2013 quem for tirar a carteira de motorista pela primeira vez terá que fazer aulas em um simulador

Aulas para tirar carteira de motoristas terão que ter simulador em 2013

O objetivo do governo é reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito. Cerca de 43 mil pessoas já morreram em acidentes no país.



A partir do ano que vem quem for tirar a carteira de motorista pela primeira vez terá que fazer aulas em um simulador antes das aulas práticas, na rua.
O objetivo do governo é reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito até 2020. No ano passado, morreram 43 mil pessoas em acidentes no país.
Não é fácil entrar em um carro para dirigir pela primeira vez. "É muito nervosismo, muito tensa... o carro começa a apagar...", conta uma aluna.
Que tal diminuir essa tensão em um carrinho? Lembra um videogame, mas é um simulador de direção. Os candidatos a carteira categoria B terão que passar por esse equipamento. A exigência começa a valer em julho do ano que vem, mas o simulador já está sendo testado por alunos e instrutores.
O aparelho é conectado a um computador com três telas grandes e cria 26 situações diferentes como subir rampas ou estacionar. E nestas aulas, o aluno pode até errar... e errar feio. "Qualquer besteira que você cometa aqui, você sabe que você não vai prejudicar ninguém. Ninguém e nem você mesmo né", comenta o aluno de autoescola, Miguel Junior. No final, o equipamento faz uma avaliação com erros e acertos.
O simulador tem inclusive um instrumento utilizado pelos alunos que são portadores de necessidades especiais. Sem falar no freio de mão, câmbio ou seja, todos os equipamentos de um carro de verdade.
A decisão já decidiu inclusive o número de aulas. O candidato terá que passar por no mínimo 5 aulas com meia hora de duração cada uma, para só depois ir para a aula de direção prática.
Por causa da novidade, o candidato deve desembolsar entre R$200 e R$300 a mais para tirar a CNH. O curso será filmado e entregue aos Detrans.
A medida é para evitar fraudes como o candidato assinar a presença e não fazer o curso. Preparar melhor quem dirige faz parte de um plano nacional para diminuir até 2020, o número de mortos em acidentes de trânsito no país.

FONTE: JORNAL HOJE/Edição do dia 13/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai