Depois de fechar todas as pistas de acesso aos terminais, os trabalhadores invadiram o check-in do aeroporto e houve confusão com passageiros
Um grupo de aproximadamente 300 manifestantes fechou, por volta das 7h, todas as vias que dão acesso ao Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek nesta manhã de segunda-feira (22/12). O protesto é feito por funcionários de várias companhias aéreas, coordenado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Eles reivindicam melhores condições de trabalho e valorização da carreira, de acordo com o sindicato que representa a categoria.Pistas fechadas: manifestantes só liberaram pista após negociação com a PM
Além da pista principal, eles também fecharam as vias marginais, que dão acesso ao terminal 2. Por mais de uma hora e meia, o trânsito ficou totalmente parado. Só às 8h30, as vias foram liberadas para o tráfego, após negociação com a Polícia Militar. Muitos motoristas subiram no canteiro central e usaram a contramão para seguir. Dezenas de passageiros desesperados chegaram a sair dos veículos e correr pela via com as malas nas mãos, para não perder o horário de embarque.
Os trabalhadores seguiram em marcha até o check-in do aeroporto e ocuparam parte do saguão. Eles tentam impedir que os passageiros façam check-in, gritam palavras de ordem e exibem cartazes e faixas com pedidos de valorização da carreira. Segundo o Sindicato dos Aeroviários, a paralisação, de advertência, “é contra a intransigência da bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, que se recusa em avançar em uma proposta de reajuste salarial com aumento real”.
Os trabalhadores na aviação civil reivindicam 11% de aumento e aplicação desse índice nos demais itens econômicos. Participam do protesto militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL) e da CUT/DF.
Segundo a Inframerica, o procedimento para tentar amenizar os transtornos causados aos passageiros é por conta de cada companhia aérea. No entanto, a companhia que administra o aeroporto afirma que enviou os ônibus de pátio da Inframerica para buscar os passageiros que ficaram pelo caminho.
Fonte: Correio Braziliense/goo.gl/vO9mMa
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