28 de novembro de 2013

Dnit aponta problema em viga da ponte que balança em Iraí

Dnit aponta problema em viga da ponte que balança em Iraí Natalia Nissen/Especial
Vistoria do Dnit constataou problema em uma viga da ponteFoto: Natalia Nissen / Especial
Após uma vistoria na ponte sobre o Rio Uruguai, que liga Iraí, no Rio Grande do Sul, a Palmitos, em Santa Catarina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), constatou um problema em uma das vigas da estrutura. De acordo com Luiz Augusto Bassani, supervisor regional do Dnit em Cruz Alta, a viga com problema acaba cedendo mais que o normal.
— Pode ter rompido algum cabo de contenção, ou cedido. Isso pode ser a explicação para o movimento na ponte. Vamos tentar contratar uma empresa em regime de urgência para corrigir o problema – observa Bassani.
Ainda segundo o supervisor, o problema não é grave.
— É um problema normal, já que é uma estrutura antiga, por onde passam diariamente cargas pesadas - avalia.
O trânsito no local não será interrompido, de acordo com Bassani. O fluxo na ponte continuará sendo realizado em meia pista, em intervalos de cinco minutos, controlados por um semáforo. Porém, caminhões com mais de 57 toneladas ficarão impedidos de trafegar pela estrada a partir de segunda-feira. O Dnit iniciou a colocação de placas sinalizando o peso máximo para trafegar pela ponte.
— Caminhões que transportam cargas acima de 57 toneladas precisam de uma licença. O Dnit está notificando esses transportadores, para que desviem pela ERS-406 por Nonai, ou pela BR-153, em Erechim.
A Polícia Rodoviária Federal vai auxiliar o Dnit na fiscalização, conferindo a documentação de caminhões que precisam de autorização para transportarem cargas acima das 57 toneladas.
Entenda o caso:
— O mecânico Helmuth Nachtigall, 45 anos, morador de Iraí, se surpreendeu com o balanço da ponte e resolveu gravar um vídeo com a filmadora portátil que normalmente carrega.
—  Ele divulgou o vídeo no YouTube e as imagens contabilizaram mais de 200 mil visualizações.
— Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, Bernardo Tutikian, a movimentação entre as partes de uma ponte é esperada e o espaço existente (chamado de junta estrutural de dilatação) serve justamente para absorver e permitir estas movimentações. No entanto, ele aponta irregularidades na ponte de Iraí, onde há choques secos entre o concreto, o que danifica a estrutura e vai quebrando partes da ponte.
— Após a repercussão do vídeo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que faria uma vistoria no local.
— A vistoria constatou problema em uma das vigas da estrutura. De acordo com o supervisor regional do Dnit em Cruz Alta, Luiz Augusto Bassani, um cabo pode ter se rompido ou cedido. Uma empresa deverá ser contratada, em caráter de emergência, para reparar o problema.
— O trânsito não será interrompido na ponte. O fluxo segue em meia pista, controlado por semáforos. Apenas caminhões com peso acima de 57 toneladas ficarão impedidos de passar pelo local. O Dnit sugere dois desvios: pela ERS-406, em Nonai, ou pela BR-153, em Erechim.
Veja o vídeo de Helmuth Nachtigall, 45 anos, morador de Iraí

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