8 de outubro de 2012

Anemia


A Anemia é uma doença de grande magnitude no Brasil e nos países em desenvolvimento. Noventa por cento de todos os tipos de anemia são causados por deficiência nutricional, especialmente, a falta de ferro no organismo.
A preocupação com o problema já deve começar durante o pré-natal, quando a grávida deve ter suplementação de ferro. A criança nasce com o ferro que é incorporado ao seu organismo, no terceiro trimestre da gestação.
O aleitamento materno também é fundamental para evitar que o recém nascido tenha anemia.
As mães que podem amamentar o filho exclusivamente até os seis meses de idade estarão contribuindo para que o ferro do leite materno seja absorvido pela criança de maneira muito mais intensa do que da alimentação normal.
A nutrição é fundamental para evitar a anemia. O conhecido prato bem brasileiro, composto por arroz, feijão e bife, ajudam no combate à anemia. É importante chamar a atenção que dos alimentos que ingerimos, apenas 10% do ferro vão ser absorvidos e utilizados pelo organismo. Isso quer dizer que comer muito, não necessariamente trará a quantidade de ferro ideal que o organismo precisa.
Crianças até os 2 anos de idade são as principais candidatas em ter deficiência de ferro, e se tornarem anêmicas.
Veja na nossa reportagem que a dieta pobre em ferro , dificulta a distribuição de oxigênio nos tecidos que formam o corpo humano e essa falha na distribuição do oxigênio pode causar problemas no desenvolvimento de uma criança, desde o crescimento, à dificuldade de concentração , complicando o aprendizado.

O diagnóstico garantido da anemia é feito através do exame de sangue.
Quando a anemia é detectada, o medicamento indicado é o suplemento de ferro, como o sulfato ferroso, disponível na rede pública de saúde.
No entanto, a dosagem tem que ser exata, recomendada por um especialista, para que o tratamento seja o adequado. Excesso de medicamento pode levar à morte.
O tratamento da anemia costuma ser prolongado e dura em torno de três meses.
Confira na nossa reportagem que a população com maior risco de anemia são as crianças até os cinco anos de idade, as mulheres em idade reprodutiva e as gestantes.
Conheça também quais os alimentos que são as principais fontes de ferro e a melhor maneira de ingerí-los para melhorar a absorção. Entenda porque os adeptos do vegetarianismo devem estar atentos à alimentação, para que não falte ferro em quantidades adequadas no organismo.

O nosso programa mostra também que existem outros tipos de anemia, com fundo genético , mas que podem ser bem orientados, se descobertos com antecedência. A anemia é um sinal importante no organismo e deve ser investigado, para se detectar doenças importantes e proporcionar uma boa qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai