27 de julho de 2015

Fies do segundo semestre abre inscrições no dia 3 de agosto

Prazo para o aditamento de contratos vigentes também começa no dia 3.
Edital foi publicado na edição desta segunda do 'Diário Oficial da União'.

Saiba tudo sobre o Fies (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (27), as regras para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições começam na próxima segunda-feira (3) e vão até as 23h59 do dia 6. As informações foram publicadas na edição desta segunda do "Diário Oficial da União".
O MEC também divulgou nesta segunda, em nota, que o prazo para o aditamento de contratos já vigentes do Fies também terá início na próxima segunda (3). O prazo inclui também o aditamento de contratos que não foram renovados no primeiro semestre. "Todos os estudantes que já estão no Fies e que, por alguma razão, não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015 podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início em 3 de agosto", diz o comunicado.
De acordo com o edital, as inscrições para o Fies seguirão um modelo diferente das edições anteriores. Agora, os estudantes deverão se candidatar para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao usado no Sisutec. As inscrições serão feitas pelo site .http://fiesselecao.mec.gov.br, que, até o início da manhã desta segunda, ainda estava fora do ar.
CRONOGRAMA DO FIES
Início das inscrições
03 de agosto
Fim das inscrições
06 de agosto
Única chamada
10 de agosto
Conclusão do processo de contratação
13 de agosto
 Na nova plataforma, os estudantes precisarão se inscrever para vagas já definidas pelo próprio MEC, por meio de uma portaria publicada no início do mês que abriu o período de adesão das instituições de ensino. Eles serão selecionados com base na nota do Enem.
Segundo as novas regras, só poderão participar do processo estudantes que ainda não tenham diploma do ensino superior, que tenham feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e que tenham renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos. Professores da rede estadual estão isentos de cumprir os três requisitos, e pessoas que tenham concluído o ensino médio antes de 2010 não precisam cumprir a exigência de ter realizado o Enem, mas devem se encaixar nos outros dois requisitos.
Como será a seleção
O edital diz que "o estudante somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015".

RESUMO DAS PRINCIPAIS ALTERNATIVAS AO FIES
BANCO
JUROS    
QUANTO FINANCIA?
UNIVERSIDADES
ADESÃO
PRAZO
PRAVALER
Até 2,19% ao mês
Ao menos 50% da mensalidade
Cerca de 200 universidades
Em qualquer etapa do curso
Até 2,5 vezes a duração do curso
FUNDAPLUB
Sem juros; Taxa de 0,35% ao mês
50% da mensalidade
Mais de 60 universidades
Depende da universidade conveniada
X
BRADESCO
Entre 1,41% e 2,23% ao mês
X
Nove universidades
Em qualquer etapa do curso
Até 42 meses
Embora sejam alternativas ao programa do governo federal, os juros são mais altos. Enquanto o Fies cobra 6,5% ao ano, o Pravaler, por exemplo, pode ter 29,7% de juros ao ano. Outra diferença é o pagamento da dívida. No Bradesco, Fundaplub e Pravaler, as parcelas são pagas durante a faculdade e após o fim do curso.
Segundo o educador financeiro, há mais taxas envolvidas nestes financiamentos. "É muito importante lembrar que no ato de assinar o contrato do financiamento, não é só a taxa de juros que deve ser considerada. Todas as taxas, reajustes e custos com material devem ser compatíveis com a renda do aluno. O volume que está sendo endividado é que deve ser analisado", explica.
Dicas para não se endividar
- Procurar universidades que sejam mais baratas e tenham taxas menores
- Negociar desconto com a universidade
- Cursar um número menor de matérias durante o semestre e ter um custo menor mensalmente
- Juntar dinheiro antes de se matricular em um curso para financiar por menos tempo
- Não financiar o curso inteiro
- Atentar-se aos juros e às outras taxas
- Comparar as alternativas e escolher a mais viável
- Considerar custos com materiais nessários para o curso
- Fazer concessões e adaptações à sua realidade
- Não comprometer o orçamento com outras dívidas
Santander
O Crédito Educação Continuada oferecido pelo Santader é diferente dos demais. A proposta é de auxiliar o universitário no período de matrículas e rematrículas. Para isso, o crédito oferecido é de até R$ 2 mil e pode ser parcelado em 36 meses com a taxa de juros de 1,95% ao mês. A universidade deve procurar o banco e fazer um convênio. A partir disto, o estudante poderá optar pelo crédito com os requisitos estipulados pela própria faculdade.
Pravaler
Com o financiamento Pravaler, o estudante deve pagar pelo menos 50% da mensalidade por mês com a taxa de juros de até 2,19%. Os únicos grupos que pagam o total de juros é a Estácio e Anima, mas a instituição tem convênio com cerca de 200 universidades. Cada mensalidade do curso é dividida em duas parcelas. Dessa forma, o estudante pagará o curso em pelo menos o dobro do tempo.
Para garantir o crédito, é necessário ter um fiador, com reda a partir de um salário mínimo, sem contrato vigente com a instituição. Não ter restrições de crédito no SPC e SERASA e estar com o CPF regular. As inscrições devem ser feitas pelo site.
Fundaplub
O financiamento ofercido pela Fundaplub é o único que não tem taxa de juros, apenas uma taxa administrativa de 0,35% ao mês, o equivalente a 4,2% ao ano. O estudante paga 50% da mensalidade durante o curso e o restante será custeado sucessivamente aos pagamentos das mensalidades acadêmicas.
Para o crédito ser liberado, o estudante deve estar em situação financeira regular com a instituição de ensino superior e ter um fiador. Trinta universidades têm parceria com a Fundaplub. As inscrições devem ser feitas pelo site.
Bradesco
O aluno que utiliza o Crédito Universitário Bradesco pode financiar o curso de quatro anos em até oito anos com a taxa de juros que variam entre 1,41% e 2,23%. Há a possibilidade de financiar 100% do curso. Para a liberação do crédito é necessário passar por uma análise financeira e ter feito a matrícula em uma das nove universidades conveniadas com o programa. As inscrições devem ser feita pelo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai