27 de julho de 2015

Brasília de Perto: quem ordena a ocupação do Guará?

Segundo o vice-governador e administrador da cidade, se algumas coisas não forem freadas, a cidade pode migrar para uma cena de caos. Alguns quiosques têm mais de 250m², quando o máximo permitido é de 60m²
Uma cidade com ares interioranos era a principal característica do Guará quando surgiu, em 1969, com o objetivo de abrigar servidores públicos da nova capital federal. O nome da cidade vem do córrego Guará, que corta toda a região e que, por sua vez, recebeu esse nome em homenagem ao Lobo-Guará, uma espécie de animal comum no Planalto Central.
A cidade situada a poucos quilômetros do Plano Piloto cresceu. Tanto que, em 1972, foi criado o Guará II, destinado à moradia dos funcionários públicos do Governo Federal. O tempo passou e, segundo informações da última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), a cidade abriga 125.808 habitantes (dado de 2014) contra 107.817 em 2011.

Crescimento descontrolado

Um crescimento sem planejamento, que pode ser observado quando se compara a taxa média de crescimento anual do Guará, de 5,28%, com a média de crescimento de todo o Distrito Federal, de 2,3%, registrada nesses três anos da pesquisa Codeplan. A cidade apresenta ainda 5.500 empresas de atividades econômicas diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELICIA GELADO DE ABACAXI

SUPER GELADÃO DE ABACAXI I SOBREMESA ESPECIAL Receitas de Pai