Projeto do senador reduz em 10 anos o tempo de contribuição para categoria...



Senador Gim Argello (PTB-DF) durante votação da PEC dos garçons.

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (07) projeto do senador Gim Argello (PTB-DF) que concede aposentadoria especial para garçons, maitres, cozinheiros e confeiteiros. A proposta reduz de 35 para 25 anos o tempo de contribuição exigido desses profissionais para que possam se aposentar, beneficiando diretamente mais de um milhão de trabalhadores em todo o país.
Para Gim, as atividades desempenhadas por essas categorias provocam elevado desgaste físico. “Os problemas são vários: longos períodos em pé, constante tensão dos músculos, exposição a forte variação de temperatura… Ao longo de vários anos, tudo isso acaba prejudicando a saúde desses profissionais. É cobrado um preço muito caro de quem nos serve”, explicou o senador.
Para anular o impacto da concessão desse benefício nas contas da Previdência, o projeto prevê um acréscimo de 1% no valor da contribuição das empresas que possuem profissionais dessas categorias na folha de pagamento.
Ricardo Guardieiro, de 24 anos, trabalha há pouco tempo como garçom, mas já sabe o quanto é dura a profissão. “A gente trabalha de dia, de tarde e às vezes vira a noite, em pé o tempo todo. É um trabalho difícil, suado. Agora, com o benefício, a gente tem pelo menos a segurança de uma velhice mais tranquila”, comemorou Ricardo.
O projeto segue agora para análise na Câmara, onde Gim já articula uma força tarefa para a aprovação. A expectativa do senador é que até o final do ano a nova lei esteja em vigor.