Precisamos ficar de olho na água mineral! A propaganda nos vende ele como uma água cristalina, refrescante, muito melhor que qualquer água que poderia tomar. Ela é fresca, direta da fonte! Mas se engana quem imagina que a qualidade das garrafinhas engarrafadas é melhor...
Fique de olho nos rótulos. Lá você encontra a composição da água. Cada água é diferente. Mesmo estas águas de grandes marcas, tem em sua linha água retirada de diversas fontes. Os valores dos minerais presentes e propriedades físico-químicas dependem da qualidade do solo em que cada água é retirada.
Observar o rótulo destas águas é muito importante. Em cada região do país, as condições das fontes mudam e é preciso ficar atento à qualidade da água que você consome.
Um importante composto do qual precisamos nos preocupar é o sódio. Nos produtos industrializados já consumimos sódio em excesso. O sódio pode virar um problema para a pressão arterial, levar a retenção de líquido e também ao acúmulo de cristais nos rins (uma das piores dores que existe!).
Associações médicas recomendam que a água utilizada para beber deva ter no máximo 5 mg/L deste íon. Algumas águas engarrafadas chegam a 100 mg/L. A explicação se deve a características de pH da água explorada. Para regular o pH muito ácido de algumas fontes, adiciona-se sódio para deixar o produto mais básico.
A escala de pH é logarítimica. Para regular o pH de uma água, utiliza-se quantidades maiores de outros produtos, como o sódio. Como o pH é numa escala de dez, para baixar dois pontos é preciso uma quantidade grande de produtos para regular a acidez.
Existem diversas regras para a exploração de poços e minas determinadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as águas comercializadas no país ainda ficam dentro da margem das leis. Porém, com o crescente consumo de produtos industrializados pelo brasileiro, mais e mais sódio é consumido causando vários problemas de saúde para a população.
Além da saúde das pessoas, a produção desenfreada de água engarrafada é uma das maiores causadoras de poluição ambiental. Você já deve ter visto uma garrafa plástica jogada em qualquer quanto, não é? Gastamos muito mais pela água ao passar por processos industriais. Precisamos refletir sobre estes usos. Será que não vale a pena lutar por uma distribuição de água de qualidade nas torneiras das pessoas? Ou vamos continuar a gastar com petróleo para matar a sede das pessoas?
Este vídeo traz um panorama muito interessante sobre a importância da água para os humanos e como a indústria cria a demanda por água engarrafada. Uma boa maneira para exercitar a reflexão. Assista.
Links Relacionados
Nenhum comentário:
Postar um comentário