O conceito de agrotóxico está relacionado a produtos químicos usados na agricultura para combater pestes, pragas e outras ameaças ao desenvolvimento das plantações. O problema dessas substâncias é que elas contaminam o ambiente, podem intoxicar os produtores que fazem sua aplicação e a população ao redor das regiões de cultivo, além de ficarem impregnados nos alimentos comercializados para o resto da população. Cada vez mais as pesquisas apontam para os prejuízos do consumo dos agrotóxicos e valorizam as opções de alimentos agroecológicos, produzidos de maneira mais saudável.
Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e pesquisadores apontam que este contexto tem relação direta com problemas na saúde da população e no meio ambiente. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva consolidou em 2012 um dossiê que indicava os impactos do alto consumo de agrotóxicos para o organismo. Os efeitos de modo geral são:
- para os agricultores e população do entorno: náuseas, fraqueza, convulsões, dificuldades respiratórias, dores de cabeça e confusão mental
- para os consumidores de alimentos intoxicados: câncer, doença de Parkinson, insônia, anemia, dermatites, alterações hormonais, problemas imunológicos, infertilidade, doenças no fígado e nos pulmões, entre outras.
A explicação é que as substâncias entram no organismo através do alimento e são distribuídas juntamente com os nutrientes por todo o corpo. Elas vão se acumulando nas células e tecidos, prejudicando a função inclusive dos órgãos e facilitando o desenvolvimento de doenças. O documento teve por objetivo informar e incentivar uma mudança no atual contexto de produção e comercialização de alimentos.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia
Fonte: http://www.coisasdavida.net.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário