Sony e Panasonic anunciaram no ano passado que estão desenvolvendo um novo disco óptico de alta capacidade, e novos detalhes indicam que o futuro Archival Disc terá capacidade de até 1TB.
As empresas alegam que o formato Archival Disc será duro na queda: resistente a poeira, umidade e mudanças de temperatura. Ele possui três camadas em cada lado, e pode gravar dados nos dois lados. Claro, será necessário um drive específico para ler Archival Discs.
A primeira versão do disco está prevista para meados de 2015 e guardará até 300 GB em dados; depois, teremos uma versão de 500 GB; por fim, chega o disco de 1 TB. Quando? Sony e Panasonic não dizem.
E isso pode demorar: a TDK mostrou um disco óptico de 1TB em 2010, mas até agora ele não chegou ao mercado. E a FujiFilm prometeu lançar um disco óptico de 1TB até 2015, mas há tempos não ouvimos falar sobre ele. Os discos seriam promissores para armazenar conteúdo em 4K (baixá-lo pela internet pode ser difícil), jogar games de última geração e fazer backup mais barato.
No entanto, Sony e Panasonic planejam vender seus discos de alta capacidade para profissionais, como uma “solução para proteger dados valiosos para o futuro”. Ou seja, eles devem ser voltados para backup de muitos arquivos, ou de arquivos grandes. Quem precisa de Blu-ray, afinal? [Sony via Engadget]
Foto por Juehua Yin/Flickr
FONTE: gizmodo.uol.com.br/bit.ly/1nC0Bmr
Nenhum comentário:
Postar um comentário