Pessoas com câncer de pulmão pouco sabem sobre a doença.
O paciente com câncer de pulmão é carente de informações e tem medo da doença. Estas conclusões constam da pesquisa Câncer de Pulmão: a Visão dos Pacientes, encomendada pela Pfizer e realizada pelo Instituto Ipsos, com 201 entrevistados este ano em seis regiões metropolitanas brasileiras. Vinte pessoas com este tipo de tumor foram ouvidas no Distrito Federal.
Entre os principais achados do estudo, 51% dos pacientes afirmam que não sabiam nada sobre a doença e outros 33%dizem que sabiam pouco sobre o tema antes do diagnóstico. Esse desconhecimento por parte dos pacientes apresenta uma contrasdição: quando questionados sobre fatores relacionados ao câncer de pulmão, eles responderam corretamente sobre o cigarro, que ficou em primeiro lugar, com 90% das menções. Logo em seguida, os participantes da pesquisa confirmam a falta de conhecimento sobre a doença, ao apontarem hereditariedade e fatores genéticos (49%) e, em terceiro lugar, sentimentos negativos como mágoas, tristeza, angústia e aborrecimento (36%). Além disso, 42% concordam que as doenças têm origem na alma. Outros 47% dos entrevistados concordam que não adianta tentar prevenir a doença – se tiver que aparecer, ela aparecerá.
O coordenador da pesquisa, o oncologista Arthur Katz, é enfático ao falar sobre as causas deste tipo de tumor maligno.“ Em 1º lugar está o tabagismo, em 2º o tabagismo e, em 3º, também o tabagismo”. O levantamento reflete essa realidade, já que 76% dos entrevistados fumavam no momento do diagnóstico ou já haviam fumado em algum momento da vida.
"ATENÇÃO ESSE VÍDEO CONTÉM SENAS FORTES PARA MENORES"
Nenhum comentário:
Postar um comentário